quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Fechado aumento de dez euros para pensões mais baixas

Resultado de imagem para Fechado aumento de dez euros para pensões mais baixas
A confirmação foi feita pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares.
As pensões até 658.2 euros vão sofrer um aumento extra de dez euros. A notícia relativa ao Orçamento do Estado de 2020 foi confirmada pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. A notícia foi inicialmente avançada pelo jornal "ECO".
Segundo Duarte Cordeiro, a medida foi acordada com os partidos à esquerda e que apenas falta definir qual o mês em que entrará em vigor.
“Sinalizámos que iria haver um aumento extraordinário de pensões, em termos semelhantes ao que ocorreu no passado. Ficámos de fechar os detalhes, nomeadamente a partir de que momento esse aumento acontecia“, disse o governante que faz a ponte entre o Governo e os partidos na Assembleia da República.
A medida será “nos mesmos termos dos anos anteriores”, disse. “São os dez euros. Mas ainda a fechar o período a partir do qual ocorria. Não foi igual todos os anos. Houve variações. Ficámos de concretizar a forma como ela poderia ser efetuada neste Orçamento”.
Do aumento extra beneficiarão as pensões até 1,5 IAS (Indexante de Apoios Sociais), o que corresponde este ano a 658,2 euros.
Os aumentos decorrentes da aplicação da regra de actualização automática – 0,7% para as pensões até 877,6 euros e 0,2% para as pensões entre 877,6 e 2.632,8 euros – entraram em vigor já este mês.
Em 2017 e 2018, as pensões tiveram um aumento extra pago a partir de agosto. Em 2017, o acréscimo de despesa foi de 79 milhões de euros e de 154 milhões de euros em 2018. No ano passado, o aumento extraordinário das pensões entrou em vigor logo em janeiro e teve um custo de cerca de 137 milhões de euros.
RR

Nenhum comentário:

Postar um comentário