Na passagem do nono aniversário do falecimento do Presidente Honorário Alberto Abrantes, a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, para recordar um dos maiores vultos da sua história, promoveu a já habitual romagem de saudade, que perpetuará no futuro, a memória daquele que mais trabalhou para o progresso associativo conhecido naquela Associação, tendo sido igualmente, celebrada uma missa por intenção da sua alma, na Igreja Matriz de Cantanhede.
Nascido a 15 de junho de 1947, Alberto Abrantes foi admitido na Sociedade Columbófila Cantanhedense, a 13 de outubro de 1962, na qualidade de associado concorrente.
Alberto Abrantes, que dedicou à Columbófila, mais de 40 anos da sua vida, muitos na qualidade de presidente da direcção, é nos dias de hoje um dos maiores vultos da historia Sociedade Columbófila e dos que mais contribuiu para o progresso associativo no concelho de Cantanhede.
Falecido prematuramente na madrugada de 15 de janeiro de 2011, nos HUC, Alberto Abrantes de 63 anos de idade, é hoje recordado com muita saudade na Sociedade Columbófila, sendo o seu “legado” um verdadeiro tesouro daquela Colectividade e a sua atitude em vida, um exemplo para os mais jovens da sua dedicação pelo próximo.
Contando com a presença de familiares, dirigentes, sócios e amigos, decorreu no Cemitério Municipal uma pequena mais muito significativa e sentida homenagem ao eterno Presidente Alberto Abrantes, revestida de grande emoção.
Francisco Ribeiro, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Sociedade Columbófila, recordou o amigo e companheiro, referindo nas suas breves palavras a imensa dedicação que o homenageado ao longo dos mais de 40 anos deu aquela Associação e que são um marco ímpar no associativismo local e nacional, reafirmando por último, o compromisso de se continuar a sua obra em prol do progresso associativo do concelho de Cantanhede.
Após decorrido alguns momentos de silêncio, Francisco Ribeiro e Lusitano Espinhal, Presidente do Conselho Fiscal, acompanhados por Lurdes Silva, colocaram na sepultura de Alberto Abrantes uma coroa de flores.
Antes de terminar a cerimónia, Lusitano Espinhal, grande “cúmplice” da estratégia, que com o homenageado, traçou no inicio da década de 70, para a Sociedade Columbófila, recordou que o ano de 2020, assinala 50 anos da estratégia delineada para a nova Sociedade Columbófila.
De uma forma muita sentida, Lusitano Espinhal recordou a viagem a bordo do “Niassa”, no mar de Moçambique, na qual na companhia de Alberto Abrantes delinearam e desenharam a nova Columbófila, decidindo após o cumprimento do serviço militar obrigatório, voltar à sua Colectividade, para lhe imprimirem uma nova dinâmica, perspetivando uma Sociedade Columbófila, aberta a outras modalidades desportivas e culturais, mais perto e dedicada aos jovens e que se tornasse uma referência para a columbofilia nacional.
A Direcção Geral da Associação da cidade de Cantanhede em colaboração com a sua Secção de Columbofilia e também para homenagear Alberto Abrantes, irá novamente instituiu o Troféu “Alberto Abrantes”, que será atribuído ao associado concorrente que vencer a Taça de Honra na Campanha Desportiva que se avizinha.
“… a
nossa obra é também de todos…”
Alberto
Abrantes – Setembro de 1975
Nenhum comentário:
Postar um comentário