segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Levado em camião. Detido dirigente do Estado Islâmico com 254 quilos

A primeira página do tabloide norte-americano The New York Post com uma imagem de Abu Abdul Bari YouTube

Abu Abdul Bari, também conhecido como Shifa al-Nima, foi levado na bagageira de um camião, após ter sido detido em Mossul. Os 254 quilos do extremista não permitiram a equipa SWAT levá-lo num carro.

Shifa al-Nima foi preso na passada quinta-feira por uma equipa de elite do regimento de Nineveh, em Mossul. O jihadista era conhecido pelos “discursos provocatórios contra as forças de segurança” e é considerado como um dos principais líderes dos “gangues do ISIS”, afirmam as autoridades iraquianas, citadas pelo tabloide norte-americano The New York Post.

Bari emitiu vários decretos religiosos onde ordenava a execução de estudiosos e clérigos que se recusaram a jurar lealdade ao Estado Islâmico, quando o grupo terrorista ocupou a cidade.

Em 2014, este dirigente do Daesh ordenou a destruição de uma mesquita construída no local, que se acredita ser o local de enterro do profeta bíblico Jonas.O facto de Shifa al-Nima pesar 254 quilos dificultou a tarefa das autoridades que tiveram que o colocar nas traseiras de um camião para o transportar.

Majid Nawaz, fundador do grupo anti-extremista londrino Think Quilliam escreveu na sua página de Facebook: “Ele estava muito acima do peso, talvez por estar sempre no seu esconderijo e viver de forma sedentária, que teve de ser levado pela polícia nas traseiras de um camião”.

“Não subestimem o golpe psicológico d a imagem deste monstro obeso a ser preso”, acrescentou Nawaz.

Foram divulgadas fotografias de Bari em casa e no momento em que se encontra detido nas traseiras de um camião cercado de agentes da SWAT.

Não é claro de que forma o homem foi removido do esconderijo até ao camião.

Bari chegou mesmo a ser comparado com uma personagem do universo Star Wars, Jabba the Hutt.

Macer Gifford, cidadão britânico e ativista contra o Estado Islâmico, fez uma publicação sa sua conta de Twitter onde afirma estar muito satisfeito “em dizer que o próprio Jabba the Hutt do Estado Islâmico foi capturado em Mossul”.

Texto e foto: rtp

Nenhum comentário:

Postar um comentário