segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Biblioteca Municipal promove encontros da escritora Lurdes Breda com alunos das Escolas Básicas de Covões e da Tocha


Cerca de setenta crianças que frequentam o primeiro ciclo do ensino básico participaram no Encontro com a Escritora Lurdes Breda realizado na passada semana, em duas sessões, uma na Escola Básica de Covões, outra com os alunos de duas turmas do 4.º ano do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, da Tocha. 

Organizada pela Biblioteca Municipal de Cantanhede, a iniciativa decorreu no âmbito das atividades programadas como forma de promover a leitura e estimular os alunos do concelho a conhecerem a vida e obra de autores de língua portuguesa, neste caso em parceria com as bibliotecas escolares dos Agrupamentos de Escolas Lima-de-Faria e Gândara-Mar.

Durante as sessões realizadas nas escolas do 1.º Ciclo de Covões e Tocha, a escritora Lurdes Breda falou da sua experiência de escritora e leu excertos de alguns dos seus mais recentes livros infantojuvenis, tendo abordado também o modo como transpõe para o seu universo literário aspetos relacionados com a deficiência física de que é portadora, condição que, segundo a própria, “nunca constituiu um obstáculo, quer na vida quotidiana, quer na atividade profissional”.
Esta foi a segunda vez que Lurdes Breda visitou escolas do concelho de Cantanhede, depois de no final do ano ter participado num encontro com os alunos da Escola Básica do Bolho, estabelecimento de ensino que está integrado no Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva. 

Sobre Lurdes Breda
Lurdes Breda nasceu em 1970, no concelho de Montemor-o-Velho. É autora de vinte e seis obras e coautora de outras onze, editadas em Portugal, no Brasil e em Moçambique. É conhecida, sobretudo, como escritora de livros para crianças e jovens. O seu livro “O Alfabeto Trapalhão” é um dos livros aconselhados pela “Casa da Leitura” da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi um dos livros selecionados pela Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas para estar no Pavilhão de Portugal, país convidado em 2012, na Feira do Livro Infantil de Bolonha, em Itália. É, ainda, um dos livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, 1º ano, leitura orientada. Ainda em 2012, esteve presente como escritora convidada na “I Mostra de Literatura Infantojuvenil de Maputo”, em Moçambique. Foi premiada em vários certames literários nacionais e internacionais. Em 2005 foi distinguida com o Prémio “Mulheres de Valor” e em 2014 recebeu a Medalha de Mérito Municipal Cultural. Pertence ao Grupo Poético de Aveiro e é membro efetivo da Confraria Cultural Brasil-Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário