quinta-feira, 16 de abril de 2020

18º trabalhador da Total infectado pelo covid-19 em Moçambique

Mais um doente de covid-19 foi identificado na Cidade de Maputo, é 18º trabalhador da petrolífera Total infectado em Moçambique que eleva para 29 os casos positivos desde que a pandemia foi detectada no nosso país. Existem mais 27 indivíduos suspeitos de terem sido infectados pelo novo coronavírus na Província de Cabo Delgado.

O 29º doente de covid-19 no nosso país é moçambicano, do sexo masculino com mais de 30 anos de idade e está em isolamento domiciliar na Cidade de Maputo.

“Este indivíduo foi identificado no âmbito do mapeamento da 3ª rede de contactos, apresentou sintomas, a sua amostra foi colhida, foi testada hoje no Instituto Nacional de Saúde e o seu resultado foi positivo”, esclareceu o Dr. Eduardo Samo Gudo Júnior.

Esta 3ª rede de 55 contactos é relativa aos seis trabalhadores da petrolífera francesa que lidera o projecto Mozambique LNG, de exploração de gás natural na Área 1 da Bacia do Rovuma, e que foram diagnosticados na última terça-feira (14) e estão em isolamento domiciliar num dos três acampamentos da Total na Península de Afungi.

O teste positivo desta quarta-feira (15) foi um dos 31 realizados pelo Instituto Nacional de Saúde (INS) que, desde que a pandemia eclodiu no nosso país já testou 793 casos suspeitos.

Nesta quinta-feira (16) o INS deverá testar pelo menos 27 amostras colhidas em 14 casos suspeitos de covid-19 identificados nas instalações da Total em Afungi e outros 13 casos na Cidade de Pemba.
Entretanto o director-geral adjunto do Instituto Nacional de Saúde esclareceu ao @Verdade que o 28º paciente, de nacionalidade ucraniana, está em isolamento nas instalações da petrolífera Total em Afungi enquanto o 29º doente, de nacionalidade italiana, está num apartamento privado na Cidade de Maputo.

Contudo as autoridades de saúde não quiseram responder se os muitos militares estrangeiros, provenientes de países infectados pelo novo coronavírus, e que tem chegado a Província de Cabo Delgado para apoiar o Governo no conflito militar contra os Al-Shabaab têm cumprido a quarentena obrigatória e se estão a ser testados ao novo covid-19.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário