quinta-feira, 16 de abril de 2020

Edward Snowden: Covid-19 pode ser utilizada como pretexto para retirar direitos aos cidadãos


magazinelusa

Já vimos isto a acontecer, em vários países"...alerta o whistleblower

Edward Snowden alerta para o facto de estarmos a ser conduzidos para um mundo em que o pânico da população motiva as decisões dos governos, que assim podem implementar medidas restritivas dos direitos dos cidadãos, direitos esses que foram difíceis de conquistar, e que podem inclusive, não voltar a ser direitos.

Entre as estratégias que se propõe destacam-se os múltiplos exemplos em que a tecnologia é usada para controlo da epidemia, sem que se reflicta profundamente sobre as implicações que abrir este precedente pode ter.

O princípio da conversa foi dedicado aos termos técnicos, como uma explicação de Snowden do que são metadados e esclarecer um ponto fundamental: “Quando se fala em utilizar a localização e monitorizar os telemóveis, fala-se em mais do que usar o seu sinal…ee consegues receber uma mensagem, estás ligado à rede e és localizável. E isso é feito por várias operadoras em vários países, porque não há nada na lei que o impeça…”


Snowden lembra-nos que no caso da monitorização contra o terr0rismo o falhanço foi evidente, referindo que nesta crise até podem haver casos de sucesso mas que a questão que se segue é: até que ponto estes sistemas são confiáveis?

Focando a conversa no tema do momento, o Covid-19, Snowden sublinha:

“Eu acho crucial ter em mente a perspectiva de que numa sociedade livre um vírus é perigoso mas a destruição de direitos é fatal. É algo permanente que não voltamos a ter.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário