terça-feira, 19 de maio de 2020

BIBLIOTECA MUNICIPAL REABRE PORTAS MAS CONTINUA APOSTA NOS CONTEÚDOS DIGITAIS

Biblioteca Municipal de Covilhã
A Biblioteca Municipal da Covilhã reabriu parcialmente ao público, no dia 18 de maio. O uso de máscara e a desinfeção das mãos são obrigatórios no Espaço Internet, nas duas salas de leitura e no Espaço do Sentidos, as valências que estão já à disposição dos munícipes, mantendo em funcionamento os serviços de empréstimo e de referência. 

As atividades no meio digital, iniciadas no período de confinamento, vão continuar a ser aposta deste espaço municipal, tendo em conta o sucesso das iniciativas que geraram cerca de 800 000 visualizações na página de facebook da Biblioteca, desde o dia 20 de março. 

Os conteúdos digitais que vão prosseguir são os seguintes:

Uma História para Escutar 
Esta iniciativa diária, iniciada no dia 20 de março, contou já com 85 participações de covilhanenses e de cidadãos que têm alguma ligação à Covilhã, seja por motivos profissionais, familiares ou sociais. 

Numa primeira fase, houve um contacto direto com os leitores, apelando a que enviassem os seus vídeos com histórias, poemas ou outros textos à sua escolha. Uma vez que esta iniciativa não visava apenas a produção e divulgação de conteúdos para crianças, mas para todos os leitores, independentemente da faixa etária e do nível de leitura, não se restringe a histórias infantis, sendo cada participante livre de escolher o conteúdo a enviar. 

Na segunda fase, a Biblioteca começou a receber, de forma espontânea, contactos de leitores que queriam enviar os seus vídeos e as suas próprias histórias. 

Casa com Música 
Às segundas e quartas, pelas 16h00, músicos naturais da Covilhã, alunos, professores e antigos estudantes das escolas de música da região, apresentam performances a solo ou em grupo, a partir das suas casas. 

Ciência Divertida 
Ao longo do ano letivo e no âmbito do projeto “EU SOU +”, o Município da Covilhã tem desenvolvido um conjunto de atividades multidisciplinares, direcionadas para os alunos das escolas do primeiro ciclo do ensino básico. 

As experiências científicas de exploração de fenómenos naturais do nosso dia-a-dia, dinamizadas pela Professora Mara Gonçalves, têm sido uma das áreas que tem proporcionado bons momentos de aprendizagem e de diversão, revelando que a “ciência é divertida.” 

A Biblioteca da Covilhã, às terças e sextas (16h30), leva a ciência a casa dos mais jovens. 

Novelo de Estórias 
Todas as quintas, em direto às 16h00, a equipa de mediação de leitura da Biblioteca conta uma história em direto e, de forma a estimular a criatividade dos mais pequenos, lança diversos desafios de escrita criativa e de ilustração. 

Literacia da Saúde 
Às terças ou sextas, às 15h00, a Terapeuta ocupacional do Espaço dos Sentidos promove sessões de esclarecimento sobre as alterações quotidianas devido à COVID-19. Procura-se ainda aumentar os níveis de literacia em saúde da população, promovendo boas práticas; melhorar a saúde mental, física e ocupacional; divulgar a linha de apoio “Terapia Ocupacional” (275 330 644) e respetivo endereço eletrónico (espaco.sentidos@cm-covilha.pt). 

Sabes Que Dia é Hoje? 
Às 10h00, em dias especiais, para comemorar efemérides, divulga informação e curiosidades interessantes. 

Notáveis: Figuras e Factos da Covilhã 
Em dias especiais, assinalando datas importantes para a Covilhã. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário