segunda-feira, 1 de junho de 2020

Ansião | Dia Nacional do Folclore assinalado digitalmente



O Município de Ansião assinalou o Dia Nacional do Folclore, que se comemora no último domingo do mês de maio, no passado dia 31, com recurso às novas tecnologias e distante dos palcos. 

Não sendo ainda permitido o encontro, a participação nos festivais de folclore que, um pouco por todo o concelho, e fora dele, começariam nesta altura a acontecer, o município, em colaboração com a Ansião TV, preparou um vídeo, intitulado “Etnografia e Folclore em Ansião”, que disponibilizou nas suas plataformas digitais. 

Ficaram registados, além de testemunhos da Vereadora da Cultura, Cristina Bernardino, e dos representantes das várias coletividades, excertos de atuações que retratam, através da dança, dos cantares e dos trajes, uma cultura popular riquíssima, a história das gentes e as tradições que tornam única a identidade ansianense. 

Pretendeu ser uma homenagem às coletividades concelhias com um papel assinalável na afirmação da etnografia e da cultura popular do território: Rancho Folclórico Cantares de S. Domingos, Lagarteira; Rancho Folclórico Margaridas da Serra, Serra do Mouro; Rancho Folclórico Flores da Serra da Lagoa Parada; Rancho Infantil da Lagoa Parada; Rancho Típico de Alvorge; Escola Infantil de Folclore do Rancho Típico de Alvorge; Rancho do CAO da Santa Casa da Misericórdia de Alvorge; Grupo Folclórico Cantares de São Tiago; Rancho Infantil das Serras de Ansião; Grupo Folclórico Serras de Ansião – Universidade Sénior; Rancho Folclórico de Pousaflores. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário