sábado, 20 de junho de 2020

Sánchez apela a que Espanha não baixe a guarda após fim do estado de alarme

Covid-19: Sánchez apela a que Espanha não baixe a guarda após fim ...
O primeiro-ministro espanhol apelou hoje a que não se baixe a guarda após o fim do estado de alarme, porque "o vírus pode voltar e levar a uma segunda vaga, que há que evitar a todo o custo".
Numa declaração feita no Palácio da Moncloa, a poucas horas do fim do estado de alarme em Espanha devido à pandemia de covid-19, Pedro Sánchez disse que agora "começa uma nova etapa", em que "se recuperou a rua, reconquistou a mobilidade", e em que "a economia começa a retomar".
"Estamos em condições de avançar, temos o dever de avançar", acrescentou, citado pela agência espanhol Efe.
Na declaração, sem direito a perguntas por parte dos jornalistas, Sánchez insistiu que, graças ao estado de alarme, foi possível "salvar milhares e milhares de vidas" no país, com alguns estudos independentes a apontar para cerca de 450.000 em Espanha e três milhões na Europa.
O chefe de Governo espanhol fez um balanço de um período em que foi preciso "parar a vida" para conter o vírus: "Fomos atingidos com extrema dureza, mas resistimos", sustentou.
Segundo referiu, o estado de alarme permitiu limitar movimentos, evitar novos contágios e beneficiar as comunidades e cidades autónomas, para "salvar milhares e milhares de vidas em todo o país".
Agora, prosseguiu, Sánchez, o dever é de "avançar" sem baixar a guarda, seguindo "rigorosamente" as regras de higiene e proteção porque a sociedade continua vulnerável: "Cada um de nós pode ser muro ou uma via de contágio", alertou.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário