quarta-feira, 22 de julho de 2020

Proença-a-Nova | Exposição de fotografia na Galeria Municipal assinala 30 anos da APAV


A Galeria Municipal Comendador João Martins, em Proença-a-Nova, inaugurou a 18 de julho a exposição de fotografia de Valter Vinagre, que assinala os 30 anos da APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. “Olha” foi o modo como o fotógrafo captou o silêncio das vítimas, retratando o universo do crime de violência em Portugal. Este trabalho pretende alertar e sensibilizar para o papel da APAV e da postura social para um tema tão sensível como o da violência na sociedade. 

João Lobo, presidente da Câmara Municipal, sublinhou durante a inauguração da exposição que “neste tempo de pandemia, o tema da violência silenciosa no foro privado e a cautela em monitorizarmos aqueles que são mais frágeis, tem de ter uma atenção reforçada por parte das instituições, mas também dos Municípios, pois é nosso dever evoluir naquilo que são as condições de apoio”. 

Para Rita Bessa da APAV, esta exposição “é uma forma de divulgar o nosso trabalho diário, mas também sensibilizar a sociedade sobre a questão da violência. Uma coisa e contar as histórias outra coisa é ouvi-las na primeira pessoa, e, neste caso, o Valter teve essa “oportunidade”. Apesar de apoiarmos todo o tipo de vítimas de crime de violência, aquele que tem mais peso é, sem dúvida a violência doméstica”. 

O conjunto das 17 fotografias revela o “grito que muitas vezes está abafado, mas que muitas vezes continua a ser necessário dá-lo e alertar para as situações que estão por trás destas imagens – toda a violência em sociedade que é exercida”, explica Valter Vinagre. Para o fotógrafo, “tentei que este trabalho fosse o mais silencioso possível, para que grito fosse muito maior que estas imagens”. 

A exposição estará patente na Galeria Municipal até 31 de agosto. As fotografias da inauguração podem ser vistas na página oficial do Facebook do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário