quarta-feira, 22 de julho de 2020

Atlas Histórico de África A obra rigorosa que faltava à edição portuguesa


Ancestral, dinâmica e plural. Conheça a história de África, do Paleolítico até 2020, através do Atlas Histórico de África – Da Pré-história aos Nossos Dias, um livro brilhante que resulta do rigoroso trabalho de um colectivo de mais de duas dezenas de pesquisadores e especialistas, dirigidos pelos historiadores François-Xavier Fauvelle e Isabelle Surun, com cartografia de Guillaume Balavoine. Um documento único, que vem preencher uma lacuna gritante da edição portuguesa, este atlas reúne textos exemplares, uma centena de mapas e outros documentos históricos. O Atlas Histórico de África chega às livrarias no próximo dia 28 de Julho, estando, desde já, disponível para pré-venda no site da Guerra e Paz Editores.

África tem uma herança histórica riquíssima, povoada por sociedades que conheceram múltiplas trajectórias ao longo dos milénios, sem deixar de interagir entre si e com os mundos externos. Herança documentada no Atlas Histórico de África – Da Pré-história aos Nossos Dias, dirigido pelos historiadores François-Xavier Fauvelle e Isabelle Surun e com cartografia de Guillaume Balavoine. 

Um documento cujos textos resumem e esclarecem os cinco grandes períodos que marcam a história africana, partindo da África antiga, desde a Pré-história até o século xv, que foi, ao mesmo tempo, berço e caldeirão da diversidade linguística, técnica e política. 

Segue-se a África na era moderna, compreendida entre o século xv e o século xviii, marcada pelos seus grandes reinos e pelo início da presença europeia.

Após a abolição do tráfico atlântico de escravos e as reconversões económicas africanas, surge a África soberana do século xix e, mais tarde, a África sob o domínio colonial, espartilhada entre potências e dividida entre resistências anticoloniais e descolonizações.

E por fim, a África das independências, que enfrenta, até aos dias de hoje, inúmeros desafios políticos, económicos e sociais.

Este atlas reúne mais de 100 mapas e os conhecimentos constantemente renovados da história da África, mostrando o quanto este continente, longe de se fechar sobre si próprio, tem sido dinâmico e unido à história global.

Um trabalho rigoroso, atraente e didáctico, realizado por 28 dos melhores pesquisadores e especialistas em história de África. Conheça a lista completa de autores em anexo.

O Atlas Histórico de África – Da Pré-história aos Nossos Dias chega às livrarias de todo o país no próximo dia 28 de Julho. O livro pode ser encomendado desde já, através de pré-compra, no site oficial da editora. 

Esta é a segunda obra do historiador francês François-Xavier Fauvelle que a Guerra e Paz publica, depois de A Ideologia Afrocentrista à Conquista da História: A Memória em Leilão, que se encontra à venda desde o último mês de Maio.

Atlas Histórico de África – Da Pré-história aos Nossos Dias
Direcção: François-Xavier Fauvelle e Isabelle Surun
Cartografia: Guillaume Balavoine
Não-Ficção / Atlas
168 páginas · 17x24,5 · 19,90 €
Nas livrarias a 28 de Julho
Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário