terça-feira, 13 de outubro de 2020

Nova edição do Manifesto Comunista propõe um «enquadramento polémico para um grande e lúcido texto do século XIX»

Depois do sucesso alcançado em 2016, a Guerra e Paz Editores apresenta uma nova edição do Manifesto Comunista. Ao texto original, dos filósofos alemães Karl Marx e Friedrich Engels, o livro acrescenta uma versão revista e aumentada de Visão Heróico-Trágica do Comunismo: texto assinado pelo editor Manuel S. Fonseca, que apresenta o quadro histórico da obra e as consequências trágicas da subida ao poder das ideologias que se serviram dela como bandeira. Manifesto Comunista chega às livrarias portuguesas a partir do dia 20 de Outubro.

«Um enquadramento polémico para um grande e lúcido texto do século XIX.» Foi este o mote para a nova edição da Guerra e Paz do Manifesto Comunista, depois de duas edições há muito esgotadas nas livrarias e no site da editora.

 

Este é, duplamente, um livro de intervenção. Desde logo por apresentar o texto integral que Marx e Engels escreveram em 1848. Um histórico ensaio filosófico que ofereceu, às revoluções proletárias europeias do final do século XIX, um corpo teórico. A tese defendia uma sociedade sem classes, sem Estado e sem forças opressoras. Era o sonho de um homem novo que viria a terminar em tortura, gulags e sangue.  

É dessas consequências trágicas que fala o texto que precede o Manifesto. Em Visão Heróico-Trágica do Comunismo, Manuel S. Fonseca apresenta uma análise e um enquadramento histórico do nascimento da tese utópica de Marx e Engels e dos regimes de repressão e de terror que nela se apoiaram. Esta primeira parte do livro inclui fotografias, mapas e grafismos inspirados na estética do construtivismo soviético.

Integrando, com Mein Kampf – A Minha Luta, de Adolf Hitler, e O Pequeno Livro Vermelho, de Mao Tsé-Tung, a série «Três Livros Malditos» – e malditos por terem servido de bandeira, voluntária ou involuntariamente, às três maiores tragédias do século XX –  esta edição inclui correspondência trocada entre Friedrich Engels e Karl Marx e alguns dos históricos prefácios da obra já publicados.

Manifesto Comunista estará disponível nas livrarias a partir do próximo dia 20 de Outubro. O livro poderá ainda ser adquirido através do site oficial da editora.

 

 

Manifesto Comunista

Karl Marx e Friedrich Engels

Não-Ficção / Política / História · 184 páginas · 16x23 · 22,00€

Nas livrarias a partir de 20 de Outubro

Nenhum comentário:

Postar um comentário