terça-feira, 13 de outubro de 2020

UNAVE-UAPRESENTE NA AVEIRO TECH WEEK + INTRODUÇÃO À ECONOMIA CIRCULAR

 O presidente da Comissão Executiva da UNAVE- Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro, Mário Rodrigues, é um dos oradores convidados da sessão de apresentação dos primeiros resultados do inquérito às necessidades de formação dos setores industrial, tecnológico e turismo do concelho de Aveiro, que está a ser desenvolvido pelo Observatório de Emprego de Aveiro.


A sessão de divulgação, que integra o programa da Aveiro Tech Week, está marcada para o próximo dia 16 (sexta-feira), às 10h30, e decorrerá no Edifício Atlas (antigo Fernando Távora).

Além dos primeiros dados prospetivos decorrentes da investigação realizada pelo Observatório do Emprego de Aveiro às necessidades de formação na área do Município de Aveiro, serão, também, apresentados, na mesma ocasião, os programas de formação desenhados a partir do trabalho dos parceiros do projeto Observatório do Emprego. A saber: Universidade de Aveiro, Câmara Municipal de Aveiro e INOVA-RIA.


 

Arranca a 28 de outubro, em live training
CURSO DE INTRODUÇÃO À ECONOMIA CIRCULAR

 

Economia Circular. O que é e por que princípios se rege? Que modelos de negócio, que políticas públicas, que incentivos e que benefícios associados nos propõe?

 

Estas são algumas das perguntas a que esta nova formação da UNAVE-UA, Introdução à Economia Circular, se propõe dar respostas.

 

O curso, agendado para os próximos dias 28 e 29 de outubro e 4 e 5 de novembro (14 horas, ao todo), será ministrado online (em regime de live training), tendo como formador o professor Miguel Oliveira, especialista em gestão da qualidade.

 

Doutorando em Ciências Económicas e Empresariais, ramo de Gestão, na Universidade de Aveiro, Miguel Oliveira é, também, professor adjunto convidado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA).

 

Além de docente, Miguel Oliveira tem exercido, ao longo da sua carreira profissional, funções de direção superior, de consultor e formador no contexto dos negócios e da Administração Pública (CAGEP, FORGEP, GEPAL e CEFADAL), em domínios como a gestão estratégica, gestão da mudança, excelência e inovação organizacional, liderança e coaching.

 

A economia circular, mais do que uma moda, é um imperativo societário - e um modelo alternativo ao modelo linear tradicional de produção e consumo - que alia a competitividade empresarial à gestão sustentável dos recursos utilizados em todo o processo, do design à distribuição de produtos e serviços, reorganizando sistemas de produção e consumo em circuitos fechados.

 

O modelo económico atual, assente em extrair, transformar, usar e rejeitar, tem levado ao limite a disponibilidade dos recursos do planeta, evidenciando-se a incapacidade de repor igual valor para que esteja disponível para as gerações futuras.

 

As abordagens propostas pela Economia Circular, conceito alternativo a este modelo linear de produção e consumo, apontam para a redução, reutilização, recuperação e reciclagem dos recursos usados com o intuito de mitigar impactes ao longo do ciclo de vida dos produtos e serviços, bem como repor o valor natural.

 

O curso pretende enquadrar a Economia Circular, através da análise das principais políticas públicas, referenciais normativos e estudos de caso, permitindo aos formandos formular estratégias de circularidade nas suas organizações.

 

O grande objetivo da formação é familiarizar os formandos com os principais conceitos associados à Economia Circular, nomeadamente os seus princípios, orientações para implementação, avaliação do grau de maturidade e principais benefícios para as organizações, dar-lhes a conhecer as políticas e principais instrumentos facilitadores da adesão das empresas à Economia Circular e levá-los a refletir acerca dos modelos de negócio suportados pela Economia Circular.

 

O curso pode interessar a um público bastante vasto, de líderes a gestores intermédios, passando por responsáveis de sistemas de gestão e outros licenciados com interesse em compreender os conceitos da Economia Circular e avaliar tanto a viabilidade como a oportunidade de formular estratégias e implementar práticas deste modelo económico nas suas organizações, nas vertentes de gestão, tecnologia e inovação.

 

Informação mais detalhada e inscrições em: https://www.unave.pt/?post_type=formacao&p=17780

Nenhum comentário:

Postar um comentário