terça-feira, 6 de outubro de 2020

XV Feira de Doçaria Conventual de Figueiró dos Vinhos


 A Feira de Doçaria Conventual de Figueiró dos Vinhos comemora, este ano, 15 anos de existência. 15 anos de inspiração doceira num convento de finais do séc. XVI, o último existente no concelho, o belíssimo e intemporal Convento de Nossa Senhora do Carmo dos Carmelitas Descalços de Figueiró dos Vinhos.

O concelho irá receber a XV Feira de Doçaria Conventual, nos dias 31 de outubro e 01 de novembro, com a, já tradicional, diversidade de excelentes doces conventuais e licores trazidos por casas de todo o país.

A edição de 2020 será marcada pelas necessárias restrições de acordo com a situação pandémica atual provocada pela doença COVID-19. Neste sentido, a XV Feira de Doçaria Conventual não terá a habitual programação cultural das edições anteriores, restringindo-se ao certame que lhe dá nome e à presença de música ambiente proporcionada pelos talentosos músicos figueiroenses, Nuno Sá e João Gil, numa prestação integrada no projeto “Região de Leiria – Rede Cultural”, promovido pela CIMRL - Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, cofinanciado pela UE através do CENTRO 2020 no âmbito do Eixo 7 “Afirmar a Sustentabilidade dos Territórios” (CONSERVAR). A Feira de Doçaria Conventual obedecerá a todas as normas de higiene e segurança preconizadas pelas autoridades de saúde, nomeadamente, estabelecimento de circuito de sentido único, uso obrigatório de máscara, desinfeção das mãos e distância de segurança, para que todos, visitantes e doceiros, possam usufruir plenamente deste certame.

A abertura da XV Feira de Doçaria Conventual está marcada para as 11h00 do último sábado de outubro e Figueiró deixa, assim, o convite a todos os que queiram viajar no tempo e na história, a visitar o belíssimo espaço erigido por Pero de Alcáçova de Vasconcelos e a saborear os segredos dos nossos antepassados, naquela que é a feira da exaltação dos doces conventuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário