A Marinha Grande é a capital do jazz até ao dia 21 de novembro, no âmbito da organização do 6º Festival Jazz da Marinha Grande, que começou no passado dia 13, na Casa da Cultura Teatro Stephens.
A programação integra artistas com currículo nacional e internacional de várias gerações, que apresentam os seus projetos de jazz num evento que tem a direção artística do maestro e músico César Cardoso.
A edição deste ano do Festival abriu com a atuação do Quarteto Ricardo Toscano, no dia 13 de novembro. O saxofonista veio acompanhado por João Pedro Coelho (piano), Romeu Tristão (contrabaixo) e por João Lopes Pereira (bateria). O músico demonstrou o seu invulgar talento e a sua forte personalidade musical, num espetáculo que teve grande empatia por parte do público presente.
No dia 14 de novembro, o Trio Ria Maria, Mário Franco e Luís Figueiredo encantou os espectadores, através da apresentação de temas do álbum “Círculo” e outros que integram o repertório dos três artistas. Foi notória a matriz jazzística contemporânea com influências em variadas fontes, fruto do amadurecimento dos três compositores. A voz foi de Rita Maria, acompanhada por Mário Franco (contrabaixo) e Luís Figueiredo (piano), que ainda usaram teclados/sintetizadores, percussão, baixo elétrico, efeitos vocais na voz da cantora e a utilização da voz de todos os elementos.
No próximo fim-de-semana termina a 6ª edição do Festival Jazz da Marinha Grande, com a seguinte programação:
20 de novembro . Sexta-feira . 21h30
TRIO RUI CAETANO “OUTPUT”
Sinopse |
Com o primeiro registo gravado em 2008, "Reflexos", o trio evoluiu para um novo registo em 2010, "Invisível", dois discos de música original do pianista, que apresentou em diversos contextos nacionais.
Após um longo período de espera, surge agora o terceiro disco do trio, "Output", com Carlos Barretto no contrabaixo e Alexandre Frazão na bateria, onde mais uma vez se visita o universo de composições originais que se traduzem num conjunto de abordagens e estilos variados, expressando e despertando diferentes emoções.
Atualmente integra vários projetos, entre eles: Carlos Barretto Lokomotiv; LST -Lisboa String trio; Guitolão - com António Eustáquio; Carlos Martins quarteto; Carlos Barretto - Solo pictórico e Rui Caetano Trio;
Trabalhou com inúmeros artistas da cena internacional, destacando-se entre eles Lee Konitz, Gary Bartz, Steve Lacy, Brad Mehldau, Art Farmer, Perico Sambeat, Mário Laginha, Joe Chambers e Gary Burton.
Ficha Artística |
Piano: Rui Caetano
Bateria: Alexandre Frazão
Contrabaixo: Carlos Barretto
Classificação Etária: M6
Duração: 60 minutos
Preço: 5€
21 de novembro . sábado . 21h30
SEXTETO BERNARDO MOREIRA “Entre Paredes – A música de Carlos Paredes”
Sinopse |
O contrabaixista Bernardo Moreira regressa à música de Carlos Paredes. O novo espetáculo Entre Paredes – A música de Carlos Paredes surge quinze anos depois de ter editado o disco Ao Paredes Confesso.
"Falar de Carlos Paredes é, para mim, muito mais do que falar de um músico genial, é falar de alguém que teve um impacto enorme no meu percurso enquanto músico. A descoberta da sua obra levou-me, há 15 anos atrás, a editar um disco ao qual chamei “Ao Paredes Confesso”, onde me propus dialogar com ele, através de algumas das suas maravilhosas e eternas melodias. Passados estes anos, percebo o efeito que tudo isto teve em mim, levando-me a explorar universos que eu pensava estarem tão distantes do meu mas que, na verdade, se tocam formando um só. Senti uma vontade inesperada de celebrar tantas viagens entre o Jazz, o Fado, a Canção e o Fado de Coimbra e talvez por tudo isto me sinta Entre Paredes."
Ficha Artística |
Contrabaixo: Bernardo Moreira
Trompete: João Moreira
Saxofone Alto: Tomás Marques
Piano: Ricardo Dias
Guitarra: Mário Delgado
Bateria: Joel Silva
Classificação Etária: M6
Duração: 60 minutos
Preço: 8€
Bilheteira: terça-feira a domingo, das 10h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário