quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Almanaque da Língua Portuguesa

Uma homenagem feliz, divertida e inspiradora ao português, num livro que põe a língua na boca do povo

Histórias deliciosas, curiosidades, efemérides incríveis, respostas a dúvidas e erros comuns. Tudo cabe no Almanaque da Língua Portuguesa, um livro assinado pelo professor universitário e linguista Marco Neves, que trata a língua com amor e muito humor. Uma edição Guerra e Paz, Editores, em parceria com o Grupo Cofina, que chega às livrarias e bancas de todo o país no próximo dia 18 de Fevereiro. A sessão de lançamento acontece um dia depois, na livraria Bertrand Picoas Plaza, em Lisboa, com apresentação do linguista Fernando Venâncio.

Eis um companheiro para todas as ocasiões que irá ajudá-lo a esclarecer, de uma forma muito prática, as pequenas grandes dúvidas de português, que surgem no dia-a-dia, e ainda diverti-lo e inspirá-lo com várias curiosidades e surpresas sobre a nossa língua.

No Almanaque da Língua Portuguesa, o professor Marco Neves convida-o a participar numa homenagem à língua portuguesa e às suas origens, em que irá aprender histórias deliciosas da nossa língua, recordar efemérides da lusofonia, concluir se existe, ou não, um gene da língua e arriscar alguns palavrõezitos.

Descubra as listas das palavras mais feias e mais belas da língua portuguesa, saiba como evitar cometer os doze erros mais irritantes da língua, entre os quais a bengala «prontos», e aprenda a virgular um texto em quinze passos. 

Leia este almanaque como um calendário, consultando a secção correspondente ao mês em que se encontra. Será uma óptima maneira de aprender um pouco mais sobre o português ao longo do ano. Conheça as origens dos doze nomes atribuídos aos meses do ano. Sabia que o mês de Fevereiro deve o seu nome ao deus Fébruo? Que Julho é uma homenagem ao imperador romano Júlio César? E que Outubro já foi o oitavo mês do ano?

Pode ainda optar por «petiscar» ocasionalmente, abrindo o livro sem uma ordem certa, e escolher um dos grandes clássicos da literatura portuguesa sugeridos pelo professor Marco Neves, desde Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett, até Dom Casmurro, de Machado de Assis.

Até sobre informática vai aprender. Descubra como «obrigar» o processador de texto Microsoft Word a corrigir palavras e como evitar que ele considere erradas, palavras que estão correctamente escritas.

Tudo cabe neste Almanaque da Língua Portuguesa, um livro escrito com uma linguagem simples, acessível a todos os leitores, e bem-humorada, sem descurar o rigor com qual o autor trata o português.

Este é o nono livro de Marco Neves editado pela Guerra e Paz, Editores. Os dois últimos foram Gramática para Todos: O Português na Ponta da Língua, um dos Livros CMTV de maior sucesso, e ABC da Tradução.

O Almanaque da Língua Portuguesa chega às livrarias e bancas de todo o país no próximo dia 18 de Fevereiro, mas pode, desde já, reservar o seu exemplar através de pré-venda no site oficial da Guerra e Paz.

Almanaque da Língua Portuguesa
Marco Neves
Não Ficção / Língua Portuguesa
200 páginas · 15x23 · 13,00€
Nas livrarias a 18 de Fevereiro
Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário