terça-feira, 23 de março de 2021

Transfusões levam a acordo entre Hospitais de Cantanhede e da Universidade


O Hospital Arcebispo João Crisóstomo e o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra envolveram-se numa nova dinâmica que visa facilitar os utentes de uma vasta região.

Evitar que os muitos utentes do Hospital de Cantanhede, tenham de se deslocar a Coimbra no sentido de efetuarem transfusões de sangue, é o objetivo desta parceria que teve início no dia de ontem.
Esta articulação entre os dois Hospitais permite que doentes da área de influência do Hospital Arcebispo João Crisóstomo com necessidades transfusionais periódicas e agendadas para o Hospital de Dia imnumohemoterapia do CHUC possam ser realizadas em Cantanhede.
A primeira fase deste acordo passa por uma especialização crucial para o bom desempenho deste novo serviço, que terá o seu terminus "no espaço máximo de uma semana" como foi dito à reportagem do Jornal Mira Online, pela presidente do Conselho Diretivo, Diana Breda.

Desta forma, a expectativa é a de que, num curto espaço de tempo estarão a acontecer estas transfusões de sangue "em segurança e de acordo com os mais exigentes sistemas de qualidade" que contribuirão para uma "qualidade de serviço prestada, muito maior que a atual".

Estiveram presentes na cerimónia pelo Hospital de Cantanhede: Dra Diana Breda, presidente conselho diretivo, Dra Teresa Vaio, Diretora clinica e Enfermeiro Artur Carvalhinho, enfermeiro diretor. Pelo CHUC, a enfermeira Aurea Andrade, enfermeira diretora, diretor do Serviço de Sangue e Medicina Transfusacional do CHUC, Jorge Tomás.

Fonte: Jornal Mira Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário