É com enorme tristeza que a direção do Museu LOAD ZX SPECTRUM – criado especificamente para homenagear e divulgar o trabalho visionário de Sir Clive Marles Sinclair –, partilha o sentimento de perda que toda uma geração está a sentir nesta altura. O maior responsável pela democratização e generalização no acesso aos microcomputadores na Europa e no mundo faleceu ontem, 16 de setembro, em Londres, aos 81 anos, vítima de doença prolongada.
Curvando-nos perante a grandeza da vida e obra do inventor que contribuiu para o grande avanço das tecnologias digitais, como computadores, sistemas de rádio, relógios, calculadoras, telefones sem fios ou veículos elétricos, queremos manifestar publicamente o nosso pesar pela morte de Sir Clive Sinclair, reiterando o compromisso que esteve na origem do Museu LOAD ZX SPECTRUM, ou seja, aprofundar o estudo, documentar e partilhar o universo das inovações do seu patrono.
Entretanto, a direção do museu vai abrir ainda hoje um livro de condolências online nas plataformas digitais de que dispõe para quem quiser deixar mensagens que serão posteriormente envidas à família.
O LOAD ZX Spectrum, recorde-se, é um espaço museológico na cidade de Cantanhede que surgiu no âmbito de uma parceria da Câmara Municipal com a Associação Geração Spectrum, liderada por João Diogo Ramos, um dos maiores colecionadores mundiais neste domínio.
Trata-se de um projeto, único no mundo, que conta a história das criações de Sir Clive Sinclair e de todos os que, de alguma forma, estiveram envolvidos na revolução tecnológica operada nas últimas duas décadas do século XX, processo que tem também um contributo importante da TIMEX Portugal, conforme se percebe de uma das zonas de exposição do LOAD ZX Spectrum.
Cantanhede, 17 de setembro de 2021
A Direção do Museu LOAD ZX SPECTRUM
Nenhum comentário:
Postar um comentário