quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Livros | A história da luta por uma Angola livre: As memórias de Manuel Videira


As divergências entre os movimentos independentistas, as lutas de poder internas no MPLA entre Agostinho Neto e Viriato da Cruz, os treinos militares em campos secretos na Argélia, o exílio no Congo, a guerrilha na Frente Leste, a Revolta Activa, o racismo, os dias alegres da independência e as desilusões e a repressão que se seguiram. Manuel Videira, antigo médico-cirurgião e coronel angolano, conta, na primeira pessoa e sem censura, a história da luta por uma Angola livre no livro Angola: Um Intelectual na Rebelião. A obra, que nos dá a conhecer as venturas e desventuras de um país e de um continente massacrados, chega agora a Portugal, numa edição Guerra e Paz, prefaciada pelo historiador Jean-Michel Mabeko-Tali. Angola: Um Intelectual na Rebelião estará disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 12 de Outubro. O lançamento oficial do livro acontece no dia 14 de outubro, pelas 17h00, no auditório da UCCLA, União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, em Lisboa.

«Decidimos formar um grupo, inevitavelmente intelectual, disposto a todos os sacrifícios, mas mantendo o maior sigilo nas ideias e o maior rigor nos encontros e na selecção dos participantes. Estávamos bem conscientes de que a nossa acção subversiva só poderia sobreviver à custa de uma profunda e habilidosa clandestinidade.» Quando a bota do colonialismo calcava Angola, jovens idealistas atreveram-se a ser livres. Manuel Videira foi um deles. Estudante de Medicina na Universidade de Coimbra, vindo de barco da sua Angola natal, junta-se a outros africanos na mítica Casa dos Estudantes do Império e embarca na luta pela libertação da pátria. Sem olhar para trás. Da espectacular fuga de mais de cem estudantes africanos para França, passando pelo Congo recém-independente ou pela Argélia livre, Manuel Videira viu um país nascer em directo – e ajudou no parto.

Ao 86 anos, o antigo médico-cirurgião e coronel angolano conta a sua história num registo inédito, que ajuda a compreender a História de Angola no quadro do complexo processo de independência. Angola: Um Intelectual na Rebelião é o título desse registo, que, segundo Jean-Michel Mabeko-Tali, reconhecida autoridade na historiografia do MPLA e da independência de Angola, «é uma obra importante para a historiografia angolana».

O historiador angolano assina o prefácio da edição que agora se anuncia em Portugal pela Guerra e Paz. No texto, ressalva a importância da publicação destas memórias, que trazem «dados novos, que permitem enriquecer, mesmo na contradição – ou melhor dizendo, graças a testemunhos contraditórios –, a versão oficial dos mesmos factos, e a memória colectiva da luta de libertação anticolonial». Mabeko-Tali lamenta ainda que esta obra contraste com o «vazio deplorável de algumas memórias e autobiografias de figuras que tiveram um papel importante no processo nacionalista angolano […], que silenciam momentos‑chave, controversos ou sensíveis».

Um documento para a História, o livro abre uma janela para momentos-chave da luta por uma Angola livre: a criação do Corpo Voluntário Angolano de Assistência aos Refugiados, organismo que serviu de ponta-de-lança à penetração política do MPLA no Congo; a vida interna e o funcionamento do MPLA naquele país; as divergências entre os movimentos independentistas; o racismo dentro dos movimentos de libertação; e ainda a experiência do autor, como médico de campanha, nos campos de guerrilheiros na Argélia e no teatro de operações, na frente leste.

De leitura obrigatória, Angola: Um Intelectual na Rebelião chega à rede livreira nacional no próximo dia 12 de Outubro. O livro poderá ainda ser adquirido através do site da Guerra e Paz Editores. O lançamento oficial da obra acontece no dia 14 de outubro, pelas 17h00, no auditório da UCCLA, União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, em Lisboa. A sessão contará com a participação do autor e com a apresentação de Adolfo Maria e Jean-Michel Mabeko-Tali.

Angola: Um Intelectual na Rebelião
Manuel Videira
Não-Ficção / História
440 páginas · 15x23· 16,00 €
Nas livrarias a 12 de Outubro
Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário