quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Na próxima sexta-feira e sábado: Grande Espetáculo Comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”, é apresentado em Cantanhede

A Praça Marquês de Marialva, junto ao edifício dos Paços do Município, recebe na próxima sexta-feira e sábado, dias 8 e 9 de outubro, a partir das 21h45, o espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”.

Com a direção artística de André Varandas, a apresentação é um desfile de estórias em que se retratam homens e mulheres “comuns”, “banais”, que forneceram e continuam a fornecer aos grandes homens o pretexto e a oportunidade para o serem.

A representação teatral e musical retrata as tradições, os usos e costumes e a relação entre o sagrado e o profano, dos territórios envolvidos na programação cultural em rede “Tradição da Serra ao Mar”, num espetáculo multidisciplinar que integra mais de 100 pessoas, entre atores, cantores, figurantes, músicos, em que se fundem a música, o teatro, as artes performativas e multimédia.

Várias associações do concelho se juntam a este projeto, como Novo Rumo – Teatro de Amadores de Ançã, Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede, Grupo Típico de Ançã, Centro Social de Recreio e Cultura da Sanguinheira, Pequenas Vozes de Febres, Academia de Música de Ançã, Associação Musical da Pocariça e Associação do Grupo Musical das Franciscas.

A entrada no evento é gratuita bastando para o efeito efetuar uma reserva prévia através do contacto 231429813, do endereço de e-mail dc@cm-cantanhede.pt, nas instalações da antiga Escola Conde Ferreira, em Cantanhede das 9h00 às 17h00 de segunda a sexta-feira, ou no site https://bol.pt/Comprar/Bilhetes/101147-caldo_contar_de_ouvido-praca_marques_de_marialva/

A Tradição Portuguesa é uma herança ímpar de bens culturais, usos e costumes de um País com mais de 800 anos de história. De norte a sul, do continente às ilhas, do interior ao litoral, da serra ao mar, Portugal concentra um património cultural vasto, resultado da mistura de várias influências.

A riqueza e a diversidade do património associado às tradições (etnográficas, gastronómicas, musicais, artesanais e outras) constituem marcas únicas e diferenciadoras dos territórios. As culturas ditas eruditas e as ditas populares, a gastronomia, entre outras manifestações diversas, consideram-se como marcas identitárias advindas de uma relevante herança social e cultural.

Sendo a tradição constituída por “pedaços” de história e costumes das nossas comunidades, transmitidos de geração em geração, contribuindo para a criação de um território único e apelativo, pretende-se promover uma programação cultural dinâmica e inovadora, aliando a tradição e a modernidade, incentivando a cultura em rede e a participação de agentes e grupos / associações locais.

O projeto “Tradição da Serra ao Mar” é um Programa Cultural em Rede entre os municípios de Cantanhede, Oliveira do Hospital e Mortágua e visa projetar a imagem dos territórios dos três municípios envolvidos, através da realização de eventos associados ao património, à cultura e a bens culturais identitários. Nesse sentido, ao longo de doze meses, estão previstas atividades focadas num conjunto diversificado de manifestações artísticas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário