quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Cantanhede promoveu exercício físico na Rota do Calcário

Cerca de meia centena de participantes estiveram presentes, na manhã de dia 2 de outubro, para a realização de uma caminhada na Rota do Calcário.

Com a organização a cargo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, a iniciativa que contou com o apoio do Município de Cantanhede teve o seu início às 8h45 junto do Museu da Pedra, em Cantanhede, com uma visita aquele equipamento cultural, servindo de enquadramento para o passeio que se seguiu. Após esta breve passagem pelo Museu da Pedra, os participantes deslocaram-se num autocarro da autarquia previamente reservado para o efeito até ao Terreiro do Paço, junto da Praça do Pelourinho, em Ançã, onde se iniciou a caminhada cerca de 10 Km, entre as freguesias de Ançã e da União de Freguesias de Portunhos e Outil.

A atividade decorreu conforme o planeado, tendo esta rota permitido aos seus participantes a observação direta das pedreiras, a fim de se perceber como a pedra era extraída, bem como a passagem pelos antigos fornos de cal e outros importantes pontos identitários na moldura da paisagem rural das freguesias de Ançã e Portunhos/Outil, no concelho de Cantanhede. Mesmo com o tempo a mostrar má cara, não impediu que a atividade tenha superado amplamente as expetativas, com a adesão de um grande número de participantes.

Recorde-se que o percurso pedestre Rota do Calcário é um itinerário circular, que pretende valorizar o contributo que a exploração da pedra calcária teve na economia local e na moldura da paisagem rural, permitido aos participantes a observação direta das pedreiras, a fim de se perceber como a pedra era extraída, bem como a passagem pelos antigos fornos de cal e outros importantes pontos identitários na moldura da paisagem rural das freguesias de Ançã e Portunhos/Outil, no concelho de Cantanhede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário