quarta-feira, 6 de outubro de 2021

“TÁ NA HORTA” REALIZA WORKSHOPS DE IMPLEMENTAÇÃO DE HORTAS E JARDIM DE AROMÁTICAS EM OUTUBRO


Com o lema “produção e consumo responsável", a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) está a coordenar o projeto “Tá na Horta”, financiado pelo Fundo Ambiental, na linha “Produção e Consumo Sustentáveis”. A iniciativa tem como principal eixo temático as hortas biodiversas, o tratamento de bio-resíduos e o aproveitamento das águas pluviais e está a ser implementado numa fase piloto que decorrerá até final de novembro de 2021.

Com início em abril de 2021, o projeto terá agora a sua fase de implementação, como piloto, nos equipamentos ambientais da Escola Profissional Agrícola D. Dinis - Paiã, em Lisboa, e na Quinta da Cruz, em Viseu. Em outubro será realizado Workshop de implementação de hortas e jardim de aromáticas com duração de 6 horas cada, e decorrerá nos dias 9, 23 e 30, na Quinta da Paiã, aberto a toda a comunidade.

“O objetivo é envolver jovens e famílias nestas práticas através da complementaridade do papel educativo-ambiental e das ofertas socioeducativas dos equipamentos para a Educação Ambiental”, afirma Joaquim Ramos Pinto, presidente da ASPEA.

Por outro lado, refere, ainda, Joaquim Ramos Pinto, que este tipo de iniciativas são importantes para alertar a sociedade e os atores políticos para os problemas que enfrentamos pela crise ambiental, contribuindo com ações que nos levem a reconhecer a importância da responsabilidade individual e compromisso coletivo na produção e consumo dos bens de primeira necessidade.

“Pretendemos introduzir esta temática, nas comunidades educativas, através de metodologias inovadoras, como a abordagem “Pessoas que Aprendem Participando” (PAP). Esta abordagem tem como objetivo contribuir para uma efetiva cidadania ativa, partindo do poder transformativo que tem a facilitação na produção e no consumo responsável. Tal facilitação tem uma forma dinâmica, participativa e criativa, através de uma metodologia colaborativa”, conclui a coordenadora do projeto, Ana Cristina Ferreira Neta.

Segundo o formador António Alexandre neste Workshop vamos seguir os princípios e éticas da Permacultura de forma a aprender a desenhar e implementar hortas e jardins aromáticos. O Workshop terá uma componente teórica e prática – com especial foco nesta última – onde “TÁ NA HORTA” REALIZA WORKSHOPS DE IMPLEMENTAÇÃO DE HORTAS E JARDIM DE AROMÁTICAS EM OUTUBRO COMUNICADO DE IMPRENSA iremos abordar questões como design, solo, manta-morta e consociações de plantas, com espaço para a partilha de conhecimento entre os participantes e os formadores.

As vagas são limitadas, para se inscrever, siga os links em baixo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário