A Unidade Móvel de Saúde da Câmara Municipal de Proença-a-Nova tem à disposição o serviço de recolha de resíduos decorrentes da utilização de medicamentos, nomeadamente medicamentos fora de prazo ou que já não são utilizados, embalagens vazias, folhetos, ampolas, bisnagas, frascos ou medicamentos e produtos de uso veterinário.
Carlos Dias, técnico de Diagnóstico e Terapêutica pela UMS, refere que estes materiais “não devem ir para o lixo comum, porque se tiverem esse destino acabam em aterros, danificando outros detritos com as substâncias que possuem”. O técnico apela ainda as pessoas a que entreguem estes resíduos nas farmácias, Centros de Receção Veterinária ou locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica, que fazem a sua correta distribuição, onde acabam por ser reciclados ou incinerados, produzindo energia e contribuindo para o meio ambiente.
Caso as pessoas não possam deslocar-se às farmácias devem guardar estes resíduos e entregá-los na UMS, sempre que esta se desloca às localidades do concelho. Resultaram da mais recente recolha 24 contentores, que foram entregues nas farmácias locais: Farmácia Roda, em Proença-a-Nova e Farmácia Daniel de Matos, em Sobreira Formosa, que por sua vez os encaminham para a empresa ValorMed, ficando encarregue da separação, reciclagem e devido processamento destes materiais.
Há também objetos que não podem ser depositados nestes contentores, tais como: termómetros, agulhas, seringas, pilhas, pensos, quaisquer aparelhos eletrónicos ou produtos químicos, devendo ser depositados nos seus respetivos contentores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário