quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Livros | Lançamento livro TIMOR - SANGUE!... CINZAS!... LÁGRIMAS!...


Nelson Henriques Cerveira vai lançar no próximo dia 30 de outubro, no pavilhão dos Salesianos de Mogofores-Anadia, pelas 15 horas, o seu livro “TIMOR – SANGUE!... CINZAS!... LÁGRIMAS!...”. Haverá no dia 21 de novembro, pelas 15 horas, uma apresentação do mesmo livro nos Bombeiros Voluntários de Anadia.

No lançamento far-se-á oferta à APPACDM – Anadia, de 2,5€ por cada livro vendido, fazendo na apresentação a mesma oferta a favor dos B.V.A. Este livro tem um Prefácio do Bispo Dom Ximenes Belo (prémio Nobel da paz 1996), e um comentário na contracapa da Dr.ª Gabriela Carrascalão Cid (fundadora, com seus irmãos, do partido timorense UDT).

Também no lançamento, um grupo de jovens timorenses irá executar danças e cantares típicos de Timor.

Todas as lutas de emancipação são, à partida, combates pelo impossível. A luta Timorense pela sua autodeterminação foi claramente uma dessas lutas. As democracias ocidentais ao darem preferência a ignorarem, permitiram que seus governos contribuíssem decisivamente para que a Indonésia massacrasse de uma forma contínua o povo Timorense na tentativa de o sujeitar à sua submissão.
A ilegitimidade do comportamento indonésio em Timor Leste foi aceite como um preço razoável a pagar pela proteção dos interesses ocidentais na região: a perceção da importância geopolítica da Indonésia à expansão do comunismo na região conferiu-lhe o apoio claro dos Estados Unidos da América, Reino Unido e França. Estes contextos políticos levavam a pensar-se que a luta dos Timorenses seria uma luta impossível. Mas o referendo organizado pelas Nações Unidas em agosto de 1999, pelo qual a esmagadora maioria dos timorenses votou pela independência, foi uma prova manifesta de que, por vezes, o impossível acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário