Os atuais desafios do mundo do Design e da Comunicação Digital vão estar em discussão, de 4 a 6 de novembro, na quinta edição da DIGICOM – Conferência Internacional de Design e Comunicação Digital.
Organizada pela Escola Superior de Design do IPCA em parceria com o ID+, Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura, esta 5ª DIGICOM conta com três oradores convidados e um total de 15 sessões em que serão apresentadas mais de 70 comunicações nas áreas do Design Digital e de Interação, da Comunicação Audiovisual, e da relação entre Sociedade, Comunicação e Design.
Entre os oradores convidados, destaque para Rachel Cooper, professora na Universidade de Lancaster (Reino Unido) e uma referência mundial, sendo presidente Academia Europeia de Design e fundadora do The Design Journal. É, ainda, presidente da Design Research Society e uma das principais investigadoras do PETRAS, um centro de investigação na área da Internet das Coisas (IOT) e Inteligência Artificial.
Ana Correia Barros, investigadora na Fraunhofer Portugal AICOS e líder da equipa de Human Centred Design, será também uma das principais oradoras da DIGICOM, trazendo toda a sua experiência e conhecimento na área do design industrial, designadamente de produtos de assistência (doenças crónicas e deficiência), usabilidade e design inclusivo.
O terceiro orador convidado é Francisco Paiva, professor e investigador na Universidade da Beira Interior, onde dirige o programa doutoral em Media Arts. É, também, coordenador científico da conferência internacional DESIGNA e diretor-executivo da candidatura da Covilhã à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área do Design.
Nuno Martins, presidente da DIGICOM e professor da Escola Superior de Design do IPCA, destaca, na edição deste ano, “a continuação da tendência de crescimento do número de artigos submetidos”. Por outro lado, sublinha o facto de os trabalhos apresentados na DIGICOM serem publicados num Livro de Atas da série de Design e Inovação da Springer, indexados no Web of Science desde a primeira edição, estando em avaliação os da edição de 2020 e 2021, editados pela Springer.
Além disso, os autores dos melhores trabalhos selecionados serão também convidados a escrever um capítulo original para o livro “Perspectives on Design and Digital Communication: Research, Innovations and best practices”, que será, igualmente, publicado na série de Design e Inovação da Springer.
Ana Teixeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário