A Cáritas Portugal inicia hoje uma campanha de angariação de fundos para apoiar as populações afetadas pela guerra na Ucrânia.
A Cáritas informa que a verba angariada nesta campanha tem como objetivo reforçar a capacidade de resposta da Cáritas na Ucrânia, nos países fronteiriços e o eventual acolhimento a famílias deslocadas em Portugal.
Citada em comunicado, a presidente da Cáritas Portuguesa, Rita Valadas, refere que esta “medida de urgência” surge face ao "pedido de ajuda” que chega a Portugal da Cáritas Ucrânia, “que tem intensificado a sua resposta junto da população e cujas necessidades aumentam diariamente”.
Em causa está “um apoio de emergência no local em alimentos, medicamentos e abrigo, mas também da urgência de responder à situação dramática de milhares de pessoas deslocadas e que necessitam de ajuda imediata”, adianta.
Para sustentar o trabalho da Cáritas ucraniana, a Cáritas Internacional lançou um apelo de emergência, que permitirá ajudar cerca de 13.000 pessoas em diferentes partes da Ucrânia.
Também as Cáritas da Polónia, Moldova, Roménia e Eslováquia estão neste momento a prestar assistência humanitária e informação segura aos milhares de refugiados que estão a atravessar estas fronteiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário