O Festival dos Sabores Caprinos e Ovinos, que decorreu em todos os restaurantes do concelho de Proença-a-Nova durante dos fins de semana de 19 e 20, 26 e 27 de fevereiro e nos dias 28 de fevereiro, 1 e 2 de março - de forma a incluir o dia de Carnaval -, permitiu divulgar um dos principais recursos gastronómicos do território e potenciar a procura de pratos como o cabrito assado no forno, o maranho ou a cabra guisada (afogado da boda). Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Manso, o balanço é, nesse sentido, muito positivo. “Tendo em conta a grande adesão dos restaurantes, o número refeições servidas e a conquista de novos visitantes, este será certamente um festival a repetir no próximo ano, com algumas novidades e melhorias”, referiu.
Junto dos restaurantes, de uma forma geral, o balanço é igualmente positivo, tendo alguns deles registado procura acrescida dos sabores caprinos e ovinos, com clientes a deslocarem-se de propósito de outros pontos do país. Também os clientes habituais acabaram por consumir a oferta que cada restaurante disponibilizava durante o festival. Como forma de apoiar a sua participação, o Município entregou aos 22 restaurantes aderentes mais de 1.200 quilos de carne - entre cabra, cabrito e borrego –, representando um apoio direto ao sector da restauração e aos fornecedores do concelho que comercializam este tipo de produtos.
Os clientes que consumiram os pratos disponibilizados durante o festival têm até ao dia 17 de março para se deslocarem ao Posto de Turismo de Proença-a-Nova com a fatura de forma a poder ganhar prémios, onde se incluem vouchers no valor de 15€, a gastar no restaurante onde foi realizada a refeição, entre outros artigos. O próximo festival agendado a realizar em parceria com os restaurantes é o Festival da Tigelada, que decorrerá de 12 a 28 de agosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário