segunda-feira, 4 de julho de 2022

INEM | Reforço de meios

 Mais 23 meios de emergência médica para o período de verão.

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai reforçar o dispositivo de emergência médica nacional durante os próximos meses, para acautelar e garantir uma resposta eficaz do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) a situações de acidente ou doença súbita.

Este reforço, que se traduz no acréscimo de 23 meios de emergência médica, vai decorrer entre junho e setembro, consoante as áreas geográficas e previsões de procura da população.

Assim, no norte do país, o concelho de Terras de Bouro passará a contar com dois Postos de Emergência Médica (PEM) localizados nos Bombeiros Voluntários (BV) de Terras de Bouro e na delegação da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) de Rio Caldo.

A área metropolitana do Porto, abrangendo os concelhos do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos, será reforçada com seis PEM, localizados na delegação CVP Porto, Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto, BV Valadares, BV Leça do Balio, BV Portuenses e BV Coimbrões.

Já na área metropolitana de Lisboa, os meios de emergência serão reforçados com ambulâncias localizadas nos BV Sacavém, BV Sintra, BV Sul e Sueste e BV Camarate. Na margem sul, duas Ambulâncias vão reforçar a região, com PEM localizados nos BV Canha e BV Trafaria.

O concelho de Odemira contará com mais um PEM, adstrito aos BV Vila Nova de Mil Fontes.

A região algarvia terá ao dispor oito meios de emergência adicionais, através de PEM localizados nos BV Lagos, BV Silves (Alcantarilha), CVP Portimão, CVP Faro/Loulé, CVP Faro em Boliqueime (2 ambulâncias), CVP Olhão na Fuseta e CVP Silves em Ferreiras.

Além do acréscimo dos PEM, o INEM prevê o reforço da resposta do SIEM com a deslocalização da ambulância SIV de Cantanhede para Mira, bem como a continuidade da Ambulância de Emergência Médica de Tavira.

O INEM recorda que os meios de emergência médica pré-hospitalar devem ser apenas utilizados em situações onde exista perigo de vida iminente. No caso de não ser necessário enviar um meio de emergência, as chamadas serão encaminhadas para o SNS 24 (808 24 24 24) que procederá ao aconselhamento adequado à situação.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário