segunda-feira, 4 de julho de 2022

Braga | RECESSAP concorda em reforçar a sua presença europeia e continuar com a sua ação informativa e científica


● A decisão foi adotada durante a celebração da Assembleia Geral Ordinária, na qual foi também decidido abrir um apelo à incorporação de novos membros.

● Foi também acordado celebrar o Primeiro Dia da Rede Europeia nos dias 1 e 2 de outubro de 2022 e a celebração da segunda edição do Congresso da Rede Europeia, desta vez presencialmente em Palermo (Itália), em março de 2023.

● Por último, foram estabelecidas as bases de trabalho para apresentar novamente a sua Candidatura como Itinerário Cultural Europeu para o ciclo 2023-2024, depois de não ter sido certificada na última edição.


A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e da Páscoa realizou esta semana uma nova Assembleia Geral Ordinária na qual foi acordado reforçar a sua presença europeia e a continuidade das suas ações informativas e científicas, a fim de consolidar a representatividade da Semana Santa e da Páscoa em toda a Europa.

 

Para atingir ambos os objetivos, foi decidido abrir um apelo ao recrutamento de novos parceiros europeus que se destaquem pelos seus rituais únicos em torno da tradição da celebração da Semana Santa e da Páscoa, e que têm raízes e envolvimento social a nível local.


Da mesma forma, os membros da Rede aprovaram durante a Assembleia, presidida pela sua presidente María Luísa Ceballos, o reforço da sua Comissão Científica e o trabalho sobre programas europeus relacionados com o artesanato, a juventude e a arte contemporânea, ligados a estas tradições. Do mesmo modo, foi acordado trabalhar na estratégia de comunicação como veículo para dar maior visibilidade europeia à rede.


O encontro serviu ainda para estabelecer as bases de trabalho para a apresentação de uma nova Candidatura como Itinerário Cultural Europeu para o ciclo 2023-2024, depois de não ter sido certificada na última edição realizada em maio passado. Neste sentido, os parceiros da Rede definiram as linhas de trabalho a seguir para alcançar posicionar-se, na próxima chamada, como uma atração cultural de valor reconhecido em toda a Europa.


A candidatura como Itinerário Cultural Europeu da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e da Páscoa pretende ser representativa de todas as celebrações desta tradição de diferentes confissões religiosas que são celebradas na Europa, católicas e também ortodoxas. Nesse sentido, a Rede Europeia quer ascender como um modelo de conservação e promoção do património social e cultural que compõem estas tradições. A certificação como Itinerário Cultural do Conselho da Europa é, portanto, uma garantia de excelência.


Por último, a Assembleia aceitou celebrar o Primeiro Dia da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e da Páscoa, que terá lugar nos dias 1 e 2 de outubro e que terá um programa comum de atividades a realizar simultaneamente em todos os locais membros da Rede Europeia. Tudo isto, em torno do legado das tradições da Semana Santa ligadas às irmandades e confrarias, ao artesanato e ao envolvimento dos mais novos. Foi também aprovada a celebração da segunda edição do Congresso da Rede Europeia em março de 2023, desta vez presencialmente, na cidade de Palermo (Sicília, Itália) com o apoio da entidade italiana Fondazione Federico Secondo.

 

Mais sobre a Rede Europeia

A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa foi criada em 2019 e faz parte da Fundação Italiana Federico II, representando os municípios de Palermo e Caltanissetta, da Sicília, Itália; o município de Birgu, em Malta; a Comissão de Quaresma e Celebrações da Semana Santa, em Braga, Portugal; as Representações da Paixão de Cristo, em Skofja Loka, Eslovénia; os municípios que fazem parte da rota Caminos de Pasión (Alcalá la Real em Jaén, Baena, Cabra, Lucena, Priego de Córdoba e Puente Genil em Córdoba e Carmona, Écija Osuna e Utrera em Sevilha). Também dentro da geografia espanhola encontramos Orihuela em Alicante; Lorca, em Múrcia e Viveiro, em Lugo.


Esta Rede tem como objetivo promover e divulgar o património cultural, tanto material como imaterial, relacionado com as comemorações da Semana Santa e da Páscoa, através de ações que valorizem este património, promovam o desenvolvimento turístico sustentável e contribuam para a salvaguarda do património imaterial através de trabalhos científicos e de investigação. Da mesma forma, o seu principal objetivo é unir forças e sinergias para consolidar um modelo de estudo, salvaguarda e divulgação do património das tradições da Semana Santa e da Páscoa na Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário