segunda-feira, 4 de julho de 2022

Inauguração do CLAIM de Celorico da Beira

 

Vai ter lugar no próximo dia 12 de julho, pelas 10H30, a inauguração do CLAIM - Centro local de Apoio à Integração de Migrantes - de Celorico da Beira.

O CLAIM de Celorico da Beira é resultado de uma parceria entre a Autarquia e o Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM). Instalado no espaço do Balcão de Atendimento Social, dispõe de um técnico habilitado para acolher, informar e dar apoio aos imigrantes, no horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 09H00 às 13H00.

Trata-se de mais um serviço na área social, prestado por técnicos qualificados, de forma personalizada e gratuita, destinado aos imigrantes residentes neste município ou na região. Os CLAIM são gabinetes/espaços de acolhimento, informação e apoio que pretendem facilitar o acolhimento e a integração dos estrangeiros residentes em território português. Com este intento articulam com as diversas estruturas locais e prestam ajuda e informações aos migrantes sobre assuntos relacionados com a regularização da situação migratória, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, trabalho, saúde, educação, segurança social, entre outos.

Atualmente, a rede CLAIM é constituída por 150 espaços/gabinetes, distribuídos de norte a sul do país e ilhas, que resultam de parcerias entre o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), e autarquias, instituições do ensino superior e instituições de solidariedade social. Em algumas regiões este serviço é prestado aos estrangeiros em regime de itinerância, por forma a responder as suas necessidades, colmatando a falta de mobilidade ou a ausência de outros recursos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário