segunda-feira, 4 de julho de 2022

Águeda | Associação Desportiva e Cultural de Jafafe requalifica instalações

 Contrato de financiamento com o Governo foi assinado hoje pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território nos Paços do Concelho de Águeda.

A Associação Desportiva e Cultural (ADC) de Jafafe viu aprovada uma candidatura para a requalificação das suas instalações, cujo contrato de financiamento foi hoje assinado no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda, com a DGAL (Direção Geral das Autarquias Locais) e a CCDRC (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro)numa sessão que contou com a presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.

“Uma cerimónia singela, mas cheia de significado”, disse o governante, salientando a importância desta obra para a população local, para o associativismo e para o desenvolvimento das atividades que a ADC realiza.

A candidatura feita pela associação jafafense ao Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva – Subprograma 2 consubstancia um financiamento de 99.974 euros, suportado em 50% pelo Estado (através da DGAL e CCDRC) e que conta com a comparticipação do Município de Águeda para a sua concretização.

Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientou que a assinatura formal, hoje, deste contrato de financiamento é o início de “uma tarefa em que o Estado, o Município, a Junta de Freguesia e a associação vão ser parceiros”, cabendo a cada um “fazer a sua parte” para que a obra seja concluída.

Uma obra que considera “indiscutivelmente especial”, iniciada há uma série de anos com “a carolice de algumas pessoas”, que tem uma dimensão “muito interessante” para o local onde está inserida, que “é muito importante para a freguesia de Macinhata do Vouga, que não tem nenhum equipamento do género” e que hoje ganha um novo alento para a sua finalização, com o apoio governamental.

Este é o pontapé-de-saída numa parceria que envolve as três instituições (Governo, Câmara Municipal e a associação) para completar uma obra que importa concluir”, declarou Carlos Miguel, secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, consciente da importância “de uma obra como esta para o território que a envolve e para o associativismo”, que precisa “de instalações condignas, com o mínimo de conforto, para cativar pessoas e cumprir a sua função”.

João Claro, presidente do Conselho Fiscal da ADC de Jafafe, lembrou o processo de construção das instalações da coletividade, iniciado há 25 anos e que tem contado, até ao momento, “com os donativos e mão de obra graciosa dos associados e imensos apoios recebidos, nomeadamente da Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga e da Câmara Municipal de Águeda”, a quem aproveitou para agradecer.

O apoio conseguido agora “vai permitir a realização de melhorias muito significativas nas infraestruturas”, nomeadamente o isolamento da cobertura, a colocação de um piso flutuante e amovível no pavilhão para a prática de muitas atividades desportivas, bem como a colocação de uma plataforma elevatória para possibilitar e facilitar o acesso às instalações de pessoas com mobilidade reduzida.

Uma vez concluída a obra, o pavilhão polivalente da ADC de Jafafe vai dispor também de um posto médico “de elevada qualidade”, bem como de “várias salas multiusos que vão estar à disposição da população e que vão permitir a realização de múltiplas atividades lúdicas, culturais, recreativas e desportivas”.

Ana Sofia Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário