segunda-feira, 17 de outubro de 2022

CONCERTO PARA UMA ÁRVORE | Fernando Mota 22/10 às 19h em Vila de Rei

 

CONCERTO PARA UMA ÁRVORE espetáculo musical-teatral com instrumentos musicais construídos a partir de árvores e elementos naturais - apresenta-se ao público na Igreja da Misericórdia, em Vila de Rei no dia 22/10 às 19h.

Neste projeto artístico trazido pelo FÔLEGO, de apresentação única e imperdível em Vila de Rei, o músico Fernando Mota utiliza alguns destes instrumentos musicais para criar um espetáculo ritualista e exploratório.

Além da birdCAGE (inventada e construída a partir de uma gaiola para pássaros) e da Ramira, grande parte do concerto centra-se no instrumento criado a partir de um carvalho, recolhido numa limpeza de terrenos na Serra de Montemuro no início de 2020, onde foram esticadas cordas entre os ramos e pendurados sinos no lugar de folhas.

Depois de ser apresentado em diversos formatos, desde os auditórios da Fundação Calouste Gulbenkian à igreja de Cem Soldos (Festival Bons Sons), passando por teatros, praças, galerias, claustros e bosques escondidos, “Concerto para uma árvore” soará em Vila de Rei num espetáculo de entrada livre, dedicado à sua comunidade.

MAIS SOBRE O FÔLEGO

O FÔLEGO - programa de intervenção artística movido pelo combate às alterações climáticas em Mação, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei – decorre no Centro de Portugal.

O nome FÔLEGO surge da associação do território ao fogo - mas também ao ar, necessário à combustão e à vida – e o programa convida à imersão no património natural por via das artes, apelando à mobilização local, nacional e internacional pela mitigação da crise climática. O FÔLEGO atuará no território entre 2021 e o verão de 2023.

Privilegiando o envolvimento da comunidade local em torno de um futuro saudável e consciente, o FÔLEGO terá uma programação cruzada entre áreas artísticas: artes plásticas, dança, fotografia, música, novo-circo, novos media e teatro. Terá como eixo principal a arte participativa e comunitária, em relação próxima com as populações, promovendo a mobilidade de públicos e artistas locais, nacionais e internacionais.

Selecionado para financiamento no quadro EEA Grants, Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, o projeto é promovido pela Academia de Produtores Culturais, em parceria com Mapa das Ideias, H2Dance e Heidi Ruustgard (Noruega), Universidade da Islândia, Associação Pinhal Maior e os cinco municípios – Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila-de-Rei - atuando num esforço coordenado entre dezenas de instituições locais, nacionais e internacionais, de caráter governamental e não-governamental.

O FÔLEGO aliará as artes, a ciência e o ambiente, trabalhando a problemática do clima em várias frentes - não apenas numa abordagem conceptual e artística, mas também pela sensibilização e envolvimento da comunidade em ações concretas no sentido da mitigação e adaptação aos efeitos da crise climática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário