´Há des cá bir!’ Ou porque é que escrever bem não consiste apenas em evitar erros ortográficos Conferência híbrida | Online e presencial (Auditório da Escola secundária Lima-de-Faria, Cantanhede)
25 de outubro de 2022 | 19h00 - 20h00
Orador: Paulo Nunes da Silva, Professor de Linguística na Universidade Aberta
Participação gratuita. Inscrições e informações em: https://forms.gle/ z2hBVtaZGLCb8R6k8
Ao longo da sessão, refletir-se-á acerca de múltiplos aspetos que devem ser considerados durante a redação de textos, em particular, de textos académicos. O objetivo principal, assumido no título, consiste em rebater a tese segundo a qual escrever bem equivale simplesmente a não cometer erros de ortografia. De facto, a escrita de textos requer um conjunto diversificado de competências e, embora seja indispensável, não é suficiente o conhecimento das regras de ortografia da língua portuguesa.
Entre os conteúdos e as competências a contemplar quando se escreve um texto académico, incluem-se a correção a nível da ortografia, da acentuação, da pontuação, da morfologia e da sintaxe, assim como a adequação a nível do estilo adotado, da ordenação e articulação dos conteúdos e da segmentação em parágrafos. Gramática, estilo e estruturação dos conteúdos constituem, então, as três dimensões da escrita académica que serão destacadas na sessão.
Esta iniciativa encerra o ciclo de conferências 6aoCentro promovido pelos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta em Ansião e em Cantanhede em parceria com os Centros Qualifica dos concelhos de Anadia, Ansião, Cantanhede, Pombal, Sertã e Vagos.
Educação Digital em Rede em Tempos (Pós) Pandemia: Cantanhede/Portugal Conferência híbrida | Online e presencial (Auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede)
26 de outubro de 2022 | 14h30 - 17h30
Participação gratuita. Inscrições e informações em: https://forms.gle/ Mbk3wivCmT4gWgcY7
A participação presencial é acreditada para professores, como ação de curta duração (3h), pelo Centro de Formação da Associação de Escolas Beira-Mar.
Este Encontro tem como objetivo ouvir decisores políticos, professores e investigadores sobre os desafios e as ações desenvolvidas localmente na área da Educação em tempos de COVID-19; bem como, refletir sobre as mudanças que estas trouxeram à Educação.
Para esta partilha contamos com a participação do Vice-Presidente e Vereador da Educação do Município de Cantanhede, dr. Pedro Cardoso; do diretor do Centro de Formação de Associação de Escolas de Beira-Mar, Professor Teotónio Cavaco; do Diretor do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria (Cantanhede), Professor José Soares; do Professor da Universidade Aberta/Investigador no Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra, Professor J. António Moreira; e contará com a moderação da Professora Eliane Schlemmer (GPe-dU UNISINOS - Brasil).
Esta iniciativa destina-se a professores/as, educadores/as, estudantes, encarregados/as de educação, políticos e à população em geral com interesse na temática.
A iniciativa é uma organização do Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta em Cantanhede, em colaboração com o Município e o Centro de Formação de Associação de Escolas de Beira-Mar, no âmbito da Rede Internacional de Educação OnLIFE (rieonlife.com), concebida e organizada pelo Grupo de Pesquisa Educação Digital GPe-dU UNISINOS/CNPq, em parceria com a Universidade Aberta de Portugal – UAb-PT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário