sábado, 8 de outubro de 2022

IPCB apresentou Plano Estratégico de Desenvolvimento para Proença-a-Nova

 

Um grupo de professores do IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco – elaborou ao longo dos últimos anos o Plano Estratégico de Desenvolvimento de Proença-a-Nova 2022-2030.

O trabalho foi apresentado e discutido na sessão ordinária de 30 de setembro da Assembleia Municipal, perante todos os deputados e munícipes que se encontravam presentes. Este Plano Estratégico surge como um guia descritivo e explicativo das condições de vida e oportunidades em Proença-a-Nova, tendo sido ainda elencadas soluções e possíveis projetos a implementar no Município.

Numa apresentação dividida por seis momentos - Introdução, Nota metodológica, Leitura Diagnóstica, Orientações estratégicas, Projetos e Conclusão - o professor do IPCB, Domingos Santos, identificou os principais traços que caracterizam o concelho, salientando “o vasto potencial de recursos endógenos, o desafio demográfico, a necessidade de responder aos desafios da competitividade e sustentabilidade, bem como as oportunidades que se abrem nas várias frentes de intervenção municipal”. Lembrou ainda que o trabalho de campo desenvolvido pelo grupo veio “muito enriquecido pela auscultação alargada de atores institucionais, empresariais e associativos”.

Durante a apresentação foi possível identificar e entender o processo que deu origem ao produto final, desde as avaliações externas e internas ao Município, análises SWOT em áreas como o património natural e paisagístico, ordenamento biofísico e urbanismo, coesão social e qualidade de vida, atividades económico-empresarial e marketing territorial e comunicação. Foram, seguidamente, analisados os diversos programas (Preserva & Valoriza; Revitaliza & Qualifica; Capacita & Inclui; Inova & Compete; Promove & Coopera) e projetos que podem aportar contributos muito positivos para o desenvolvimento local de Proença-a-Nova.



Nenhum comentário:

Postar um comentário