Mais de uma centena de alunos e docentes da Escola Técnico Profissional de Cantanhede (ETPC) assistiram no passado dia 13 de dezembro, a uma sessão sobre Saúde Mental. Promovida pela Biblioteca Municipal, a iniciativa foi particularmente dirigida aos estudantes dos 10º, 11º e 12º anos que frequentam os cursos de Técnico de Apoio Psicossocial e de Técnico Auxiliar de Saúde.
A sessão contou com a presença de Pedro Cardoso, vice-presidente do Município de Cantanhede, que enalteceu a “pertinência, interesse e a importância da temática e o propósito desta abordagem, tão atual nos dias que correm e ainda para mais quando falamos de jovens que estão numa etapa importante do seu desenvolvimento e de tomada de decisões”. O autarca realçou “a relevância da Saúde Mental para o desenvolvimento pleno dos indivíduos e para a sua felicidade e equilíbrio. O bem-estar emocional, psicológico e social, afetam a maneira como olhamos para a vida, como pensamos, sentimos e agimos no dia a dia e em especial quando enfrentamos novos desafios”.
O edil camarário no final aproveitou a ocasião para elogiar a qualidade da sessão e a dinâmica cativante e envolvente com que as coordenadoras a desenvolveram, bem como “a responsabilidade de cada um na sua formação e opções de vida, como os cuidados que devem colocar no seu desenvolvimento como Ser Humano e na saúde da sua mente que são fatores decisivos e potenciadores de existências saudáveis e felizes, marcadas pelo sucesso pessoal, social e profissional”, concluiu.
A sessão teve a coordenação das psicólogas Ana Marta Ramos e Ana Raquel Roseiro, profissionais do Espaço de Saúde Mental A.M.A.R. (Another Mind Another Reality), contando ainda com a participação de Eva Jorge, jovem psicóloga que se encontra a realizar um estágio profissional neste espaço.
O Espaço de Saúde Mental A.M.A.R. é um novo espaço ligado à saúde e bem-estar mental que funciona no Centro Comercial Rossio em Cantanhede e onde poderá encontrar psicólogos terapeutas vocacionados para determinadas áreas.
Recorde-se que esta iniciativa foi realizada em regime de pro bono e os alunos e docente participantes foram convidados a colaborar com a A.M.A.R., associando-se com a entrega de dádivas a favor da Obra do Frei Gil, de Mira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário