Portugueses planeiam gastar, em média, 239 euros durante o Natal. Maior parte do valor será gasto em presentes.
Segundo os dados do estudo Observador Cetelem Natal 2022, durante o período do Natal, os portugueses planeiam gastar cerca de 239 euros, em média, uma diminuição de 25% face ao ano anterior, sendo que este valor inclui presentes, mercearia e decoração da época.
Este ano aumenta o número de inquiridos que tencionam gastar apenas até 100€, mais +19 p.p. que em 2021. Já 33% pretendem gastar entre 101€ e 250€, 18% entre 251 e 500 euros e 9% admitem querer gastar mais de 501€ (-3 p.p.). A atual situação económica, e consequentemente a diminuição do poder de compra dos portugueses, poderá explicar esta diminuição do valor médio.
De acordo com os dados, a maior parte desse valor será gasto em presentes, 126 euros, menos 21 euros comparando com o ano anterior. Em segundo lugar, seguem-se os gastos em mercearia para a preparação da mesa de consoada e de Natal: 93 euros – menos 47 euros. As decorações de Natal voltam a ser a categoria em que os portugueses menos tencionam gastar, ainda que este ano se observe um aumento do valor alocado, 19 euros, mais 7 euros do que em 2021.
Analisando as faixas etárias, verifica-se que os mais jovens, dos 18 aos 24 anos, são os que procuram gastar menos neste período, 182 euros em média. Por outro lado, os inquiridos dos 55 aos 74 anos são os que vão gastar mais: 273 euros em média – mas estão também entre os que mais dividem o seu orçamento de igual forma pelos presentes (47%) e pela mercearia (47%).
A nível regional, espera-se que na Região Norte o valor médio de gastos seja mais elevado, cerca de 237 euros, dos quais 39% serão alocados à mercearia e 53% aos presentes. De seguida, os inquiridos da região Sul, preveem gastar em média 221 euros e os da região Centro cerca de 201 euros.
Comparando as zonas metropolitanas de Lisboa e Porto, os dados revelam que os portugueses residentes na área metropolitana do Porto vão gastar mais 34 euros do que os de Lisboa, sendo os gastos médios de 282 euros no Porto versus 248 euros em Lisboa.
Metodologia
O inquérito quantitativo Observador Cetelem Natal 2022 foi realizado pela empresa de estudos de mercado NielsenIQ. Este teve como target indivíduos de ambos os géneros, de idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos, residentes em Portugal Continental. O estudo foi conduzido através de entrevistas de autopreenchimento online. No total foram feitas 1000 entrevistas representativas da população – amostra estratificada por Distrito/Região; Género e Idade, para assegurar a representatividade da população portuguesa. O erro máximo associado é de +/- 3.1 p.p. para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram conduzidas por uma equipa de entrevistadores da NielsenIQ, que receberam treino específico para o presente estudo, por intermédio de questionário estruturado de perguntas fechadas. O trabalho de campo decorreu entre 09 a 15 de novembro de 2022.
Cetelem
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