O Município da Marinha Grande apresentou o Selo "Instituição Amiga da Amamentação”, durante a conferência “Amamentação, Saúde e Vida Profissional”, que decorreu no passado dia 30 de novembro, no Auditório da Biblioteca Municipal, numa organização da Câmara Municipal, Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) e Associação Luas e Faluas.
Este projeto decorre do facto do concelho da Marinha Grande se caracterizar por ter um vasto tecido empresarial, empregador de um elevado número de mulheres, que deve ser envolvido na criação de respostas que promovam a melhor saúde para a sua comunidade.
Deste modo, espera-se que as empresas/instituições aderentes protejam e apoiem a prática do aleitamento materno; contribuam para implementação de medidas que visem reduzir o desmame precoce dos bebés em que as mães trabalham; promovam o aumento da duração da amamentação exclusiva, que proporciona inúmeros benefícios para os bebés/mães/famílias/sociedade e inclusive para o planeta.
A Comissão denominada ”AMAR(MENTAR)”, constituída pelo Município da Marinha Grande, Associação Luas & Faluas - Associação para o desenvolvimento pessoal, social e comunitário e Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) da Marinha Grande, será responsável pela atribuição do selo "Instituição Amiga da Amamentação".
Para as empresas que aderirem ao plano de incentivo à amamentação, conforme evidência científica, salientam-se como vantagens: um maior empenho e produtividade das mães trabalhadoras, menor absentismo, diminuição dos custos na assistência dos/as funcionários/as, melhoria da imagem empresarial (relativa à responsabilidade social), entre outros.
A Candidatura ao Selo "Instituição Amiga da Amamentação" deverá ser efetuada diretamente à ”AMAR(MENTAR)” por meio de formulário próprio submetido à Divisão da Saúde e Bem-estar do Municipio, sendo posteriormente efetuada a respetiva validação dos requisitos necessários à atribuição do Selo. A validade de atribuição do selo será por dois anos, não havendo limite para sua renovação bianual.
A conferência “Amamentação, Saúde e Vida Profissional” abordou também a importância do leite materno, com a intervenção de Elisabete Santos, enfermeira especialista em Saúde Materna da UCC. A importância das empresas/instituições para o sucesso do aleitamento materno foi abordada por Hélia Gomes, da Associação Luas e Faluas; e as necessidades e desafios da alimentação da lactante foram explicados pela professora doutora no Politécnico de Leiria e nutricionista, Cátia Pontes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário