segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Marinha Grande | MUSEU JOAQUIM CORREIA COMEMORA 25 ANOS COM DANÇA, MÚSICA E ESCULTURA

 O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, celebra o seu 25º aniversário, que se assinala no dia 5 de dezembro, com atividades para toda a família, que decorrem durante o mês de dezembro.

O ponto alto das comemorações ocorreu este domingo, 4 de dezembro, através de iniciativas que integraram dança, música e a inauguração de uma exposição de escultura. Participaram o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; a vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro; a presidente da Junta da Marinha Grande, Cristina Sousa; entre vários outros convidados que assistiram ao momento cultural.
O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, partilhou o seu agrado pela celebração desta efeméride e pela participação do público, num local que consagra e homenageia a obra de tão ilustre e reconhecido artista, como foi o Mestre Joaquim Correia.

Aurélio Ferreira agradeceu aos grupos culturais convidados para o programa de aniversário, bem como a Paulo Honorato, pelas obras agora em exposição, que retratam a visão do artista acerca da mulher.

O programa comemorativo teve início com a performance do grupo de dança contemporânea, da Escola de Artes e Movimento do Sport Operário Marinhense, no pavilhão das grandes esculturas do Museu.

Seguiu-se a abertura da exposição “Feminae”, de Paulo Honorato. Nesta mostra que estará patente até ao dia 8 de abril de 2023, o artista leva o público a questionar “Quem são as mulheres da nossa vida?”. Paulo Honorato pensa a mulher ao longo do seu ciclo de vida. Esta exposição de oito mulheres de ferro, confronta o público com a sua surpreendente delicadeza e incita-o a refletir sobre a força da vulnerabilidade feminina.

Depois de escutadas as explicações acerca de cada uma das esculturas, pelo seu autor, o público foi guiado para o concerto da Tuna Projetos de Vida Sénior, da Universidade Sénior da Marinha Grande, que inspirou a sua atuação nas mulheres.

Para finalizar, foram cantados os parabéns ao Museu Joaquim Correia, com direito a bolo de aniversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário