“Pinturas de Esperança” é o mote de uma campanha da empresa biofarmacêutica Gilead que quer consciencializar a comunidade de saúde e as instituições sobre a necessidade de impulsionar a inovação e a pesquisa sobre o cancro de mama metastático triplo-negativo, também conhecido como mTNBC.
Desenvolvida pela VMLY&R Health Espanha, a acção publicitária junta inteligência artificial e arte para mostrar que a inovação pode ser decisiva no tratamento desta doença. De acordo coma Gilead, este tipo de cancro afectou cerca de cinco mil mulheres em 2021, 87,5% das quais não viverá mais de cinco anos.
Assim, a campanha “Pinturas de Esperança” combina visualização de dados, inteligência artificial, robótica e arte para destacar que ainda há vida nas pacientes com esse tipo de cancro, promovendo a maior aposta na pesquisa de soluções para o diagnóstico.
Na produção, três pacientes com mTNBC deram seu testemunho da realidade desta doença. Falam sobre como foi receber o diagnóstico e como passaram a aceitá-lo, mas também partilham a esperança que têm de que a inovação abra novos caminhos terapêuticos que possam aumentar sua expectativa de vida.
Os depoimentos foram analisados através de análise de voz no laboratório tecnológico de Jack the Maker, em Lisboa, sendo convertidos pela inteligência artificial em dados e reproduzidos em telas por um robô, transformando os testemunhos em arte.
Desenvolvida simultaneamente em Espanha e Portugal, a campanha contou com a participação da produtora espanhola LaBoutique77 e com o apoio da produtora portuguesa More Maria. A agência de comunicação Tinkle ficou encarregue dos conteúdos de media e de relações públicas.
Marketeer
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