quinta-feira, 16 de junho de 2022

Testemunhos de pacientes oncológicas transformados em arte por robot português

“Pinturas de Esperança” é o mote de uma campanha da empresa biofarmacêutica Gilead que quer consciencializar a comunidade de saúde e as instituições sobre a necessidade de impulsionar a inovação e a pesquisa sobre o cancro de mama metastático triplo-negativo, também conhecido como mTNBC.
Desenvolvida pela VMLY&R Health Espanha, a acção publicitária junta inteligência artificial e arte para mostrar que a inovação pode ser decisiva no tratamento desta doença. De acordo coma Gilead, este tipo de cancro afectou cerca de cinco mil mulheres em 2021, 87,5% das quais não viverá mais de cinco anos.
Assim, a campanha “Pinturas de Esperança” combina visualização de dados, inteligência artificial, robótica e arte para destacar que ainda há vida nas pacientes com esse tipo de cancro, promovendo a maior aposta na pesquisa de soluções para o diagnóstico.
Na produção, três pacientes com mTNBC deram seu testemunho da realidade desta doença. Falam sobre como foi receber o diagnóstico e como passaram a aceitá-lo, mas também partilham a esperança que têm de que a inovação abra novos caminhos terapêuticos que possam aumentar sua expectativa de vida.
Os depoimentos foram analisados ​​através de análise de voz no laboratório tecnológico de Jack the Maker, em Lisboa, sendo convertidos pela inteligência artificial em dados e reproduzidos em telas por um robô, transformando os testemunhos em arte.
Desenvolvida simultaneamente em Espanha e Portugal, a campanha contou com a participação da produtora espanhola LaBoutique77 e com o apoio da produtora portuguesa More Maria. A agência de comunicação Tinkle ficou encarregue dos conteúdos de media e de relações públicas.

Marketeer

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