quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Poupanças de energia na Dinamarca podem atingir iluminações de Natal

 
Em tempo de poupança de energia, as iluminações públicas estão na mira da maioria dos responsáveis das autarquias e as iluminações de Natal podem vir a ser sacrificadas em muitas cidades da Europa.
Na Dinamarca, os cidadãos começam a habituar-se à ideia de que o inverno será um pouco mais escuro do que o habitual, com a iluminação da rua diminuída ou mesmo desligada, mas têm dificuldade em aceitar que o Natal não tenha o mesmo brilho.
Yvonne Rasmussen, residente na cidade de Vejle, diz: "Vejle é bonita no mês de dezembro e temos uma grande árvore de Natal na praça principal com as luzes acesas. Será uma vergonha se é aí que vamos poupar".
As escolas e outros edifícios públicos preparam-se para baixar os termóstatos. Um grau que seja, pode fazer a diferença nas faturas.
O professor Simon Krogh-Nielsen não está preocupado.
"Se baixassem para 16 graus, estaríamos aqui sentados com gorros e luvas calçadas. Isso seria outra coisa, mas um grau a menos, acho que não faz grande diferença para nós", afirma.
Luzes de iluminação pública podem vir a ser desligadas durante a noite [entre as 22h e as 5h da manhã] se a segurança pública o permitir, tanto mais que os testes mostram que a simples redução de uma hora por dia pode significar uma poupança de 40 mil euros por ano, numa cidade média da Dinamarca.

Euronews

Nenhum comentário:

Postar um comentário