A Presidente da Fundação Luso-Americana, o Embaixador da Índia em Portugal, a Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, a Embaixadora dos Estados Unidos da América em Portugal e o Presidente da Assembleia da República. Estes são alguns dos oradores convidados para o Ciclo de Primavera dos ISP Dialogues, uma iniciativa organizada pela Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, no âmbito do International Studies Programme, o Mestrado em Direito Internacional e Europeu da Faculdade, lecionado totalmente em inglês. A primeira sessão realiza-se já a 22 de fevereiro, às 11h15 e a entrada é livre.
“Os ISP Dialogues completam o ensino, muito qualificado, que já propomos aos estudantes, com leituras do mundo diferentes, plurais e tolerantes,” refere Azeredo Lopes, coordenador do International Studies Programme. “Estas aulas abertas com convidados de relevo nacional e internacional reforçam o pensamento crítico, a capacidade analítica e uma visão global do direito internacional e europeu, num contexto de relações internacionais em crise permanente”, conclui.
A conferência de abertura dos ISP Dialogues decorre já dia 22 de fevereiro, às 11h15, sob o tema “A longo prazo estaremos todos mortos,” com Alberto de Castro, professor da Católica Porto Business School. As seguintes decorrem até ao final do mês de maio, versando diferentes temas relacionados com o direito, política e as relações internacionais: “Tecendo a relação transatlântica: desafios e oportunidades atuais” com Rita Faden, Presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (1 de março, 11h15); “A Política Externa Portuguesa num mundo complexo, multipolar e fluido” com Rui Vinhas, Embaixador e diretor-geral de Política Externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros (8 de março, 11h15); “A Europa num mundo em mudança” com António Filipe, professor da Universidade Europeia (15 de março, 11h15); “As relações entre Índia e Portugal numa Perspetiva Diplomática” com Manish Chauhan, Embaixador da Índia em Portugal (22 de março, 11h15); “A reação da União Europeia à agressão da Rússia contra a Ucrânia: desafios jurídicos e políticos” com Madalena Almeida Veiga, assessora jurídica e especialista em PESC do Serviço Europeu de Ação Externa – EEAS (27 março, 11h15); “A Arte como patrimônio e negócio: desafios no mundo atual” com Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, professor da Escola das Artes da UCP (12 abril, 11h15); “O papel das regiões e das cidades nas Políticas de Coesão e Reformas – Repensar o poder territorial”, com Elisa Ferreira, Comissária Europeia da Coesão e Reformas (17 de abril, 11h15); “A Saúde Mental como Direito Humano: Perspetivas Internacionais” com Filipa Palha, professora da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica no Porto e presidente da Encontrar+se (19 de abril, 11h15); “O impacto da disrupção digital no panorama audiovisual europeu pós-pandemia” com José Maria Lopes Araújo, Jornalista e advogado (3 de maio, 11h15); “Construindo um Mundo diverso e tolerante. O papel da fundamental da diplomacia cultural” com Randi Charno Levine, Embaixadora dos Estados Unidos em Portugal (17 de maio, 11h15). Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República, fecha o Ciclo de Primavera dos ISP Dialogues com uma conferência sobre “O futuro do mundo” no dia 22 de maio, às 11h15.
De referir que o Ciclo de Outono dos ISP Dialogues, que se realizou entre setembro e dezembro, contou com palestras sobre a guerra na Ucrânia, o futuro das cidades, a geopolítica e as ameaças à democracia liberal, os Parlamentos e a Política de Defesa Nacional, o Médio Oriente, a União Europeia como ator global, as alterações climáticas, o capitalismo, a democracia liberal e a pobreza, o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos como promotor de responsabilidade e dos direitos humanos e a capacidade de esquecer as práticas internacionais de reconciliação.
O Ciclo de Primavera dos ISP Dialogues decorre entre fevereiro e maio, e é organizado pela Escola do Porto da Faculdade de Direito, no âmbito do International Studies Programme, o Mestrado em Direito Internacional e Europeu da Faculdade, lecionado totalmente em inglês. As sessões decorrem na Universidade Católica Portuguesa no Porto e são de entrada livre.
PATRÍCIA GOMES
Nenhum comentário:
Postar um comentário