O Comando Regional de Emergência e Proteção Civil de Lisboa e Vale do Tejo, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), promove hoje, dia 27 de abril, nas freguesias da Carregueira e Pinheiro Grande, no concelho da Chamusca (Santarém), o Exercício Regional – FIREX´23.
Trata-se de um exercício de proteção Civil que decorre na modalidade LIVEX (Live Exercise), ou seja, com movimentação no terreno de meios operacionais, envolvendo as entidades integrantes do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR2023).
O FIREX´23, que se realiza no âmbito do aprontamento operacional do DECIR2023, visa testar o nível de resposta operacional numa situação excecional decorrente de um incêndio rural, exercitando, para o efeito, a capacidade de comando, controlo e comunicações dos vários escalões decisórios intervenientes na gestão das operações de proteção e socorro. O exercício proporcionará uma importante oportunidade de aprendizagem para todos os atores envolvidos, visando a articulação e cooperação operacional entre os participantes.
No decorrer do Exercício FIREX`23, participam, testando os seus Planos de Emergência Internos, as empresas Resitejo , Cirver Ecodeal e Cirver Sisav. Esta participação visa testar procedimentos perante situações de emergência.
Estão envolvidos no exercício cerca de 400 operacionais, dos diversos agentes de proteção civil e entidades cooperantes de toda a região, nomeadamente da Autoridade Nacional Emergência e Proteção Civil com a intervenção da Força Especial de Proteção Civil, Corpos de Bombeiros, Forças Armadas, Guarda Nacional Republicana, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Instituto Nacional de Emergência Médica, Agrupamento Complementar de Empresas - AFOCELCA, Policia Judiciária, E-REDES, Associação de Produtores Florestais, além de outras entidades públicas, privadas e associativas, designadamente as Câmaras Municipais da Chamusca e da Azambuja e Juntas de Freguesia, entre outras.
A ANEPC, através do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil de Lisboa e Vale do Tejo, garante a operacionalização do Exercício, com a participação dos Comandos Sub-Regionais da Lezíria do Tejo, do Médio Tejo, da Grande Lisboa, da Península de Setúbal e do Oeste.
O Posto de Comando Operacional do FIREX´23 está localizado no Campo de Futebol da Carregueira (coordenadas 39º 24`30`` N – 008º 25´ 20´´ W)
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil tem vindo a apostar de forma sustentada na qualificação e competências dos recursos humanos, através de ações muito específicas de treino e formação destinadas aos operacionais que integram o DECIR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário