domingo, 2 de julho de 2023

Desfile contou com cerca de 500 marchantes. Mais de um milhar de pessoas nas marchas populares de Cantanhede

 
As marchas populares em honra de S. Pedro, padroeiro da cidade, regressaram este sábado, 1 de julho, a Cantanhede, com mais de 500 marchantes a percorrer algumas das ruas do centro urbano até chegarem à Praça Marquês de Marialva, onde cerca de um milhar de pessoas aguardava a apresentação final das coreografias dos oito grupos participantes. Entre a assistência esteve o Executivo Municipal, nomeadamente a presidente Helena Teodósio, o vice-presidente Pedro Cardoso, e os vereadores Fernando Pais Alves, Adérito Machado, Célia Simões e Sérgio Negrão. Marcaram ainda presença o presidente da Assembleia Municipal, João Pais de Moura, o presidente da União de Freguesia de Cantanhede e Pocariça, Nuno Caldeira, além de outros autarcas de freguesia.
Organizado pelo Município de Cantanhede, em parceria com a União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, o desfile, repleto de cor e alegria, foi protagonizado pelos grupos de Murtede, Gira Sol, Cantanhede, Vilamar, Arrôtas, Fontinha, Tocha e Febres.
Coube à Gira Sol abrir o desfile, dando expressão à natureza em flor, tema escolhido no âmbito do projeto educativo “De mãos dadas pelo mundo das plantas”.
Seguiu-se a Marcha da Arrôtas, que recordou os anos 60 e o Rock n’Roll, e a Marcha da Fontinha, que dedicou o seu espetáculo à Rádio Auri-Negra, que também nos anos 60 era a voz da Gândara no FM.
Já a Marcha de Cantanhede quis enfatizar e valorizar o Parque Mayer, uma referência cultural do país durante quase um século e que entrou em declínio.
De regresso ao ativo após alguns anos de interregno, a Marcha de Febres retratou as típicas festas das aldeias, maioritariamente celebradas em agosto, mês indiretamente evocado pela Marcha de Murtede, que destacou a emigração na sua atuação, intitulada Portugueses no Mundo.
A Tocha evocou a sua Praia e as suas gentes, enquanto a Marcha de Vilamar homenageou quem viveu da costura, com o tema “Um Vestido por Medida e um Fato Catita”.
Posição destacada no programa teve, como habitualmente, a Praia da Tocha, que realizou uma semana antes, a 24 de junho, as marchas populares em honra de S. João.
O desfile, marcado ano após ano pela elevada adesão popular, foi realizado em parceria com a Associação de Moradores da Praia da Tocha e Junta de Freguesia da Tocha.

Paulo Cardantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário