segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Marinha Grande | EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL “DESENRASCANÇO” NO MUSEU JOAQUIM CORREIA

 O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, inaugura a exposição “Desenrascanço” (the act of disentangling yourself from a difficult situation using available means), pelo coletivo de artistas Melt Club, do Reino Unido, no próximo dia 1 de dezembro de 2023, pelas 14h30, que contará com a atuação da Escola Rosalles Ballet.
Desenrascanço, palavra que não tem tradução direta para o inglês, alude às circunstâncias em que se desenvolveu tanto a cidade da Marinha Grande, como a primeira exposição internacional do coletivo de artistas Melt Club, baseado em Londres. Ambos surgiram a partir de soluções pouco ortodoxas, nascidas da necessidade, aninhadas no solo a partir do qual germinou um conjunto de obras específicas para o local.

Iniciando o seu processo de criação com a história da região, o Melt Club reviveu o outrora extenso Pinhal do Rei, numa instalação têxtil que destaca a relação intrínseca da cidade com a sua floresta. Além de oferecer uma solução para a erosão das terras agrícolas, o pinhal foi um recurso abundante de material para a produção de vidro e para a comunidade emergente liderada pela indústria. Consequentemente, o Pinhal tornou-se um local de tensão entre o acaso ecológico e a tomada de decisões humanas – é aqui que Desenrascanço tem suas raízes.
Acompanhando a exposição serão realizados uma série de workshops, onde os visitantes terão a oportunidade de aplicarem técnicas artísticas para expressarem as suas próprias experiências relativas à contínua e coletiva história de trezentos anos da Marinha Grande.

Melt Club é um coletivo sediado em Londres, Reino Unido, formado em 2021 por um grupo de artistas e curadores que se conheceram enquanto estudavam na Central Saint Martins, University of the Arts London. Este nome, Melt Club, oferece uma breve visão do seu processo: um grupo acima do indivíduo, contendo múltiplas práticas que se fundem em suas exposições.

Para Desenrascanço, os artistas participantes são: • Aline Bittar Kunzel (BR) - @abkunzel • Alex Blackbourn (GB) - @alexblackbourn • Christina Da’Prato-Shepard (GB) - @christina_dps • Sebastian Elborn (GB) - @elborns • Tallulah Jones (GB) - @tooeyjones • Maggie Pavlova (BG) - @mags.pavlova • Maite Pereda (MX) - @_maitepereda • Katie Saunders (GB) - @artwork_bykatie

A exposição “Desenrascanço” estará patente no Museu Joaquim Correia, de 1 de dezembro de 2023 a 20 de abril de 2024, de quarta a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário