O Município de Reguengos de Monsaraz, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz e a Óptica Havaneza, promoveu durante esta semana a realização de rastreios de despistagem visual aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico e às crianças com cinco anos de idade do pré-escolar. Esta iniciativa que decorreu na Escola Manuel Augusto Papança, em Reguengos de Monsaraz, integra o projeto educativo municipal e teve como objetivo a deteção atempada e a prevenção de patologias, contribuindo para o sucesso do processo de aprendizagem e o pleno desenvolvimento das crianças.
Os rastreios foram efetuados a 390 alunos do 1.º ciclo do ensino básico e a 74 crianças com cinco anos de idade do pré-escolar pela equipa de optometristas da Óptica Havaneza. A autarquia assegurou o transporte para que todos os alunos do concelho pudessem participar no rastreio de despistagem visual e está a preparar mais rastreios para este ano. Não foi possível terminar todos rastreios nos dias definidos, os quais serão reagendados na próxima semana.
A deteção precoce dos problemas de saúde, antes de apresentarem sinais evidentes da sua existência, é fundamental no tratamento e diagnóstico final. A apresentação dos resultados será feita de forma individual e confidencial, através de carta dirigida a cada encarregado de educação.
*Carlos Manuel Barão / Comunicação e Imagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário