Iniciou-se no dia 18 de janeiro e decorrerá até ao dia 9 de maio o Programa de Prevenção CARE, uma iniciativa dinamizada pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), e promovida na comunidade escolar pela CPCJ de Proença-a-Nova.
Com o objetivo de prevenir a violência sexual contra crianças e jovens, este programa abrangerá todos os alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova.
O Programa de Prevenção CARE foi desenvolvido pela APAV no âmbito do Projeto CARE, que oferece apoio a crianças e jovens vítimas de violência sexual. Os principais objetivos deste programa incluem dotar as crianças de informação e competências que lhes permitam identificar, antecipar e agir perante situações de violência sexual, independentemente do contexto ou idade, capacitando-as e tornando-as mais atentas.
É crucial a prevenção desde tenra idade, visto que dados da APAV/Rede CARE revelam que cerca de 15 a 20% dos pedidos de apoio anuais dizem respeito a crianças com idades entre 0 e 7 anos. O Programa de Prevenção CARE visa ajudar as crianças a reconhecerem comportamentos abusivos e a procurarem ajuda atempadamente, especialmente considerando que muitas situações de vitimação ocorrem no contexto intrafamiliar.
O programa consistirá em quatro sessões com uma duração aproximada de 60 minutos cada, com atividades interativas e físicas para promover o envolvimento das crianças. As sessões abordarão temas como o estabelecimento de relações positivas, a identificação das partes do corpo consideradas "privadas", a distinção entre "bom toque" e "mau toque", a compreensão dos conceitos de "bom segredo" e "mau segredo", e a identificação de pessoas adultas de confiança na rede social informal das crianças.
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) é uma instituição de solidariedade social, sem fins lucrativos, que apoia vítimas de crime e violência. Fundada em 1990, a APAV tem como missão apoiar as vítimas de crime, suas famílias e amigos, prestando-lhes serviços de qualidade, gratuitos e confidenciais. A APAV promove ainda a informação, sensibilização e formação sobre a temática da violência e do crime, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos
Nenhum comentário:
Postar um comentário