No passado dia 19 de março, Porto de Mós foi palco de uma emocionante competição literária, o Concurso Concelhio de Leitura. O evento, que conta com a sua sétima edição, reuniu alunos do 1º ciclo até ao ensino secundário, com o objetivo de promover e estimular o gosto pela leitura entre os jovens.
O concurso, que decorreu num ambiente de entusiasmo e camaradagem, foi dividido em categorias de acordo com os diferentes níveis de ensino. Desde os pequenos do 4º ano do 1º ciclo até aos alunos do ensino secundário, todos participaram com empenho e dedicação, demonstrando o seu amor pelos livros e pela leitura.
Os participantes foram desafiados a demonstrar as suas habilidades literárias através da leitura de textos selecionados, bem como a responder a questões sobre as obras, nesta edição dedicadas à temática da Liberdade, no âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril. Esta competição não só incentivou a leitura atenta, mas também promoveu a compreensão e interpretação dos textos, habilidades essenciais para o desenvolvimento académico e pessoal dos estudantes.
O júri foi composto por Telma Cruz, Vereadora da Educação do Município de Porto de Mós, pela Profª Graça Barão, Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, pela Profª Isabel Jorge, Professora Bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, pela Profª Fernanda Coimbra, Professora Bibliotecária do Instituto Educativo do Juncal, pela Profª Claudina Zeferino, Professora do Instituto Educativo do Juncal e pela Dra. Elisabete Nascimento, Bibliotecária na Rede de Bibliotecas Municipais de Porto de Mós. Coube-lhes, assim, a difícil tarefa de avaliar as prestações dos participantes, levando em consideração não apenas a fluência na leitura, mas também a capacidade de expressão e o domínio do conteúdo.
A parte da manhã, que teve lugar na Casa da Cultura de Mira de Aire, foi dedicada ao 1º Ciclo que teve oportunidade de assistir a um momento teatral, com a peça “Dona Rosa e os 25 Cravos”, a história de duas personagens de diferentes épocas que tanto têm para ensinar uma à outra.
No decorrer da tarde, o concurso foi dedicado aos 2º e 3º Ciclos e ao Ensino Secundário, na Central das Artes e contou com a presença de José Fanha, autor do livro “Era uma Vez o 25 de Abril”.
No final do dia, foram anunciados os vencedores de cada categoria, que receberam cartões de oferta Fnac, como forma de reconhecimento pelo seu esforço e talento. No entanto, mais do que os vencedores, todos os participantes saíram do concurso com uma nova apreciação pela leitura e uma sensação de realização por terem participado numa atividade que promove valores tão importantes como a cultura, o conhecimento e a criatividade. Neste sentido, todos os participantes participarão numa visita de estudo a uma biblioteca à sua escolha.
O Concurso Concelhio de Leitura em Porto de Mós continua a ser um evento marcante no calendário escolar, inspirando jovens leitores a explorar novos mundos através das páginas dos livros e a descobrir o prazer intemporal da leitura.
Vencedores:
1º Ciclo
1º Lugar – Madalena Macedo
2º Lugar – André Cordeiro
3º Lugar – Carolina Fachada
4º Lugar – Kyara Gomes
4º Lugar – Afonso Cruz
2º Ciclo
1º Lugar – Duarte Ribeiro
2º Lugar – Mateus Santos
3º Lugar – José Fino
4º Lugar – Beatriz Batista
4º Lugar – Constança Frazão
3º Ciclo
1º Lugar – Letícia Ferreira
2º Lugar – Marta Miranda
3º Lugar – Rafaela Batista
4º Lugar – Mafalda Valente
4º Lugar – Rita Pereira
Secundário
1º Lugar – Jaime Nunes
2º Lugar – Sónia Paulo
3º Lugar – Inês Simão
4º Lugar – Inês Matos
4º Lugar – Dinis Vicente
Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário