Dia 24 de maio, das 9h às 17h30, uma centena de estudantes e professores do ensino secundário de todo o país vão encontrar-se na Escola Superior de Biotecnologia para participar no I Congresso de Investigação em Bioengenharia do Ensino Secundário (BIOFASE). Um evento pioneiro onde se apresentará e discutirá a bioengenharia tal como ela é investigada pelos estudantes: da microbiologia à biotecnologia, da saúde à inteligência artificial. As sessões plenárias serão presididas por Rosália Vargas, presidente da Agência Ciência Viva, e por Pedro Rodrigues, diretor de Qualidade, Ambiente e Segurança do Super Bock Group.
“Em linha com a nossa estratégia de aproximação ao ensino secundário e contributo para a literacia científica, este ano avançamos com a realização deste primeiro Congresso que muito nos orgulha dada a adesão que está a ter,” refere Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. “O que verdadeiramente importa é o foco na resolução de problemas através de ferramentas biológicas,” esclarece.
O evento conta com um programa diversificado e extremamente dinâmico, onde os alunos e professores irão apresentar os seus trabalhos, participar em sessões plenárias presididas por oradores convidados, em grupos de discussão e por fim na apresentação das conclusões das discussões temáticas e entrega dos prémios ao melhor poster e melhor apresentação oral. Os vencedores receberão um prémio e um diploma, mas todos os participantes recebem um certificado de participação.
“Este primeiro Congresso de Investigação em Bioengenharia no Ensino Secundário é uma excelente oportunidade para os alunos explorarem ciência, tecnologia, engenharia e ética de uma maneira prática e criativa, preparando-os para um futuro num campo interdisciplinar em constante evolução,” conclui Paula Castro.
Os professores e alunos que não tenham trabalhos para apresentar estão também convidados a juntarem-se a este evento, onde discutir temáticas e avaliar opções e motivações em bioengenharia fazem também parte do programa.
Fernanda Teixeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário