quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

Universidade do Porto mostra a alunos do secundário que o ensino superior lhes dará salários mais altos

 
"Os mais de 350 cursos – de licenciatura, mestrado e doutoramento – das 15 faculdades da Universidade do Porto são uma via de entrada para uma vida profissional com salários muito mais altos do que aqueles que estão ao alcance de quem só faz o secundário”, afirma o reitor, António de Sousa Pereira. A Mostra 2026 da Universidade do Porto decorre, de 19 a 22 fevereiro, no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

A Universidade do Porto tem como objetivo que 70% dos finalistas do secundário da sua região de influência entrem no ensino superior até 2027, criando condições para uma subida expressiva dos salários médios no distrito do Porto e no norte do distrito de Aveiro ao longo da década de 2030. No arranque da Mostra 2026 da Universidade do Porto, que decorre no Pavilhão Multiusos de Gondomar de 19 a 22 fevereiro, o reitor, António de Sousa Pereira apela aos jovens portugueses para que não cedam ao facilitismo de entrar no mercado de trabalho quando terminam o ensino secundário.
“Hoje, com pleno emprego, sabemos que é muito fácil a qualquer jovem começar a trabalhar quando acaba o 12º ano: a Mostra da Universidade do Porto serve, precisamente, para os tentar convencer do contrário”, afirma António de Sousa Pereira. “Os mais de 350 cursos – de licenciatura, mestrado e doutoramento – das 15 faculdades da Universidade do Porto são uma via de entrada, um passaporte, para uma vida profissional com salários muito mais altos do que aqueles que estão ao alcance de quem só faz o secundário”.

A Mostra da Universidade do Porto é a maior feira de faculdades, cursos e serviços do ensino superior em Portugal, organizada para informar, esclarecer e proporcionar experiências a futuros estudantes e às suas famílias. Para o ano letivo de 2026-2027, a Universidade do Porto vai abrir um número recorde de vagas no concurso nacional de acesso: 7.064 vagas para um total de 63 cursos. Os visitantes podem participar em conversas informais com estudantes e professores, assistir a workshops e palestras, e conhecer projetos académicos e científicos das diferentes escolas da Universidade do Porto.

A Mostra 2026 conta com sessões de esclarecimento sobre o acesso ao Ensino Superior, organizadas em parceria com a Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e dirigidas, em particular, aos estudantes do 12.º ano. Nessas sessões, durante uma hora, os futuros universitários terão a oportunidade de conhecer em detalhe todos os procedimentos relacionados com a transição para o ensino superior. Haverá também sessões dedicadas ao alojamento universitário e às bolsas de estudo, organizadas pelos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto.

Foco nas ciências exatas e nas tecnologias
“Portugal ainda não tem a percentagem suficiente de jovens a frequentar o ensino superior que lhe permita consolidar, nos próximos anos, um modelo de desenvolvimento baseado no conhecimento e nas qualificações, onde a inovação ocupe um lugar central no processo de criação de riqueza”, afirma António de Sousa Pereira. Segundo o reitor, a Universidade do Porto quer liderar em Portugal o movimento de atração de jovens para o ensino superior em todas as áreas de ensino, com atenção especial para as ciências exatas e para as tecnologias. “Tanto o país como a região Norte precisam de mais profissionais qualificados nas tecnologias e nas ciências digitais, única forma de o desenvolvimento e o rendimento per capita nacionais convergirem para a média europeia”, afirma.

A Mostra da Universidade do Porto de 2026 vai oferecer experiências interativas, com demonstrações práticas, atividades experimentais e contacto direto entre estudantes, docentes e investigadores. Nesta edição a oferta de experiências inclui desafios interativos e tecnológicos, contacto com robôs, experiências científicas, realidade virtual, simuladores, atividades de simulação clínica e experiências laboratoriais, entre outras.

A Universidade do Porto disponibiliza um serviço de transporte gratuito e permanente até ao Pavilhão Multiusos de Gondomar. Com horários ao longo dos dias de quinta-feira a domingo, irão partir autocarros de cinco pontos distintos na cidade do Porto: Estação de Campanhã, Estação de Metro do Estádio do Dragão, Estação de Metro de Fânzeres, Planetário do Porto e Faculdade de Engenharia (Asprela).

*Alexandra Magna

ANEXOS:
- Mostra da UPorto 2026:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário