A Associação dos Familiares das Vítimas da Tragédia de Entre-os-Rios, com sede na freguesia da Raiva, em Castelo de Paiva, vai promover um seminário intitulado: Entre os-Rios, memória, jornalismo e responsabilidade.
Integrado nas cerimónias evocativas dos 25 anos da queda da Ponte Hintze Ribeiro, este Seminário terá lugar no próximo dia 20 de Fevereiro entre as 09h e as 13 horas no Centro de Interpretação Cultura Local de Castelo de Paiva, que contará com diversas personalidades que, à data, colaboraram e estiveram presentes na gestão, implementação e comunicação da tragédia.
O moderador será Paulo Teixeira, ex-presidente da CM de Castelo de Paiva, e os oradores convidados vão ser a médica legista Maria José Pinto da Costa, o presidente da CM de Évora, Carlos Zorrinho, os jornalistas Bernardo Ferrão, da SIC, e António Vieira, da CNN, Paulo Vicente, Comandante da Capitania Porto / Lisboa, Artur Teixeira, Protecção Civil, e Mário Ferreira, CEO da Douro Azul.
Este seminário irá reunir oradores de diversas áreas, da medicina legal ao jornalismo, da protecção civil à gestão autárquica e empresarial, para debater o legado e as lições de um acontecimento que marcou para sempre a nossa região e o país.
A tragédia de Entre-os-Rios, ocorrida a 4 de Março de 2001, constitui um dos acontecimentos mais marcantes da história recente de Portugal. Para além da dimensão humana da perda, o evento levantou questões profundas sobre responsabilidade política, memória coletiva e o papel do jornalismo na cobertura de acontecimentos trágicos.
*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas
Assessor de Imprensa

Nenhum comentário:
Postar um comentário